26 de maio de 2010

Marina Silva não tem apoio da Assembleia de Deus

"O fato de ser evangélica e candidata não é suficiente para a igreja apoiá-la", afirmou o pastor Joel Freire, que trabalha como missionário da Assembleia de Deus nos Estados Unidos. Filho de José Wellington - presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) e suplente de Orestes Quércia (PMDB) -, Freire ressalta que Marina precisaria de "outros atributos", como ser "conhecida pela comunidade evangélica e provar que poderia ser presidente".






A Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil, com 8,4 milhões de fiéis segundo o Censo de 2000, não apoiará a pré-candidata à presidência da República Marina Silva (PV).




Evangélica desde 1997, Marina Silva é filiada à Assembleia de Deus, que possui uma estrutura complexa. A igreja, cuja origem data da década de 10 em Belém do Pará, é divida em centenas de ministérios. Divergentes entre si, eles mantêm pouca unidade política e ideológica e, provavelmente, não terão o mesmo candidato nessas eleições. Apesar de não revelarem abertamente a escolha, é quase certo que o eleitorado evangélico se dividirá entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), tendendo mais para o tucano.



"As pessoas votam, cada vez mais, a partir da preocupação instrumental, do que dá fruto, do resultado imediato", afirmou Gedeon Alencar, especialista em ciência da religião e presbítero da dissidente Igreja Assembleia de Deus Betesda em São Paulo. Ele observa ainda que será diferente essa eleição: "Os evangélicos vão se dividir. Há duas décadas os evangélicos foram contra Lula, era mais definido".



Para Alencar, ganha apoio quem tem algo a oferecer. "Mesmo Marina tendo uma marca da Assembleia de Deus, no encontro em Santa Catarina (em maio), quem foi convidado para falar foi o Serra", disse. "Marina teria dinheiro para patrocinar? Não tinha. Então se dá ênfase para quem tem dinheiro para financiar", afirma.



Caráter laico



Lideranças do PV em São Paulo acreditam que o fator religião pode ajudar na conquista de mais votos. "Evidente que há uma identificação com os cristãos. Quero crer que isso pode ajudar", disse Maurício Brusadin, presidente do diretório do PV em São Paulo.



Mas é o discurso de tom laico que demonstra, para o cientista político da Unesp, Marco Aurélio Nogueira, o quanto a pré-candidata tenta "driblar e neutralizar" esse ponto.



"A fé é mais um ônus do que um bônus para ela", afirma. Para Nogueira, o fato de Marina ter opiniões de fundo religioso pode afastar um tipo de eleitor "mais racional", que apoiaria a causa do desenvolvimento sustentável. "Hoje, mais atrapalha do que ajuda. Tanto que ela não esta trabalhando esse ponto. A vitória dependerá muito das questões que vai privilegiar na campanha".



Integrante da Assembleia de Deus, Marina é missionária consagrada da A.D, um dos cargos mais elevados na hierarquia da Igreja. Ela faz parte de um universo de 26,1 milhões de evangélicos —15% da população. O número é do Censo do ano 2000, estatística mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse universo, 8,5 milhões (5%) são assembleianos, maior fatia dentre as igrejas evangélicas. Católicos, segundo o instituto, continuam sendo maioria no Brasil: 73% dos brasileiros seguem a denominação.



História com a igreja



Marina passou a frequentar a Assembleia de Deus há treze anos. Com a saúde abalada por diferentes tratamentos de saúde para combater efeitos de doenças do passado, como malária e leishmaniose, Marina foi apresentada a um pastor da igreja Assembleia de Deus. Passou a frequentar a igreja e a dedicar mais tempo à leitura bíblica. Há cerca de três anos, tornou-se missionária consagrada, cargo mais elevado entre as mulheres na hierarquia da Igreja. Acompanhada do marido, Marina costuma ir ao culto aos domingos, com o cuidado de chegar um pouco depois do inicio da celebração para evitar tumulto. “A frequência dela é bem acima do que se pode esperar de uma pessoa com os encargos que ela tem”, elogia o pastor Sóstenes Apolos, presidente da Igreja da ex-ministra.







Com informações do Terra / Correio Braziliense / EFE
 
extraído em 26/05/2010, do site : O GALILEO ( http://www.ogalileo.com.br/noticias/nacional/marina-silva-nao-tem-apoio-da-assembleia-de-deus )
 
OBS: Queridos, fiquem atentos e DENUNCIEM a prática de muitos líderes religiosos, eu mesmo já presenciei várias vezes, em pleno púlpito pedirem votos para uma determinada veradora de uma Grande Cidade, filha de um "grande Líder", onde diziam "não se pode pedir votos, mas orem por FULANA, assim e diziam o número dela, agora que sai uma candidata membro de nossa igreja, apenas para quebrarem acordos "políticos", ué a igreja faz acordos poíticos? rsrsrsrsrs
 
Quero ver agora subirem nos púlpitos e bradarem com as suas bravatas "IRMÃO VOTA EM IRMÃO", ainda querem criar um partido político exclusivo da Assembléia de Deus, sim algumas reuniões já acontecerem inclusive aqui nas terras de Jorge Amado, rsrsrs
 
Aiaiai...
 
Vou parar por aqui, senão isto, irá render uma boa NOVELA, rsrsrsrs
 
É a "VELHINHA"(que era pra estar renovada, novinha, charmosinha) está adentrando aos 100 anos esfacelada, estrupiada, agredida por todos os lados, parecendo aquelas idosas que os herdeiros não tem renda e se apoderam do cartão de benefício social para a sua própria sobrevivência.
 
 
Resta apenas o incoformismo e o meu lamento sobre o caso em tela

3 comentários:

  1. A Paz do Senhor Pastor William, já fazia tempo que eu não visitava seu blog. Mas enfim, aqui na cidade de Búzios essa prática abominável é uma constante em época de eleição, e infelizmente isso não é uma exclusividade da Assembléia de Deus.
    Agora quanto a notícia, é brincadeira né? Irmão só vota em irmão quando este não vale nada, agora quando este é um homem de Deus, uma mulher de Deus, deixa isso pra lá, aí nos tornamos "laicos", mundanos.

    Deus te abençoe querido.

    Vinicius Gralato Jr.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vinícius, agora vemos escancaradamente apoio a pessoas que são totalmente avessas ao pensamento critsão, nem me refiro aos credos evangélicos, mas cristãos mesmo, sendo apoiados pela dita liderança evangélica, e agora que sai uma candidata que lutou e luta por uma moralização, estes a rejeitam sob a pretensão que ela não possui os requisitos para uma presidenciavel, como ser mais conhecida em meio aos evangélicos, que TOLICE, das mais absurdas possíveis de se ouvir.

    Eu entendo que eles querem uma pessoa que satisfaça os desejos pessoais e familiares destes, sim pois não pensam no todo, só no particular ou quando muito, nos seus correligionários féis (pra não dizer capagas, paus mandados).

    Agora sobem aos púlpitos e cobram FIDELIDADE, SUBMISSÃO ao MINISTÉRIO e aos PASTORES, rsrsrsrs quando eles mesmo não conseguem cumprir o que cobram da membresia.

    Temos que lembrá-los que nosso voto é LIVRE e estas maldições não pegam e se tentarem amaldiçoar, lembrem que eles foram chamados para abençoar e o púlpito e a reunião (culto) da igreja tem a finalidade cristocêntrica e não antropocêntrica, como estão a fazer.

    Afinal, IRMÃO NÃO VOTA em IRMÃO, eles mesmo acabarma por provar isto, principalmente os da própria denominação, quero ver quando da candidatura dos filhos do MONARCA, como é que será a pedição de votos junto à suas "filiais", os subalternos que estão sob o comando com medo de perderem a sua posição, o seu salário, se renderão também à vez de "mamom" travestido de um bom porém falseado discurso que alisará o ego de muitos, deixando-os cada vez mais acomodados.

    Que Deus nos guarde sempre.

    William

    ResponderExcluir
  3. Minha alma se entristece profundamente com tal atitude. Sinceramente deixarmos de votar e apoiar uma mulher de Deus para votar em pessoas que não professa a mesma fé é o fim da picada entre os que se dizem seguidores de Cristo. Pela quantidade de evangélicos que somos nesse país, temos condições de eleger presidente e parlamentares comprometidos com a palavra de Deus para que nossa nação seja abençoada. Essa divisão na minha visão é malígna e digna de ser rejeitada pelos cristãos. Louvo a Deus e sou grato aos irmãos que uniram para me eleger vereador para representar o povo com justiça!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!