13 de maio de 2010

O desafio de Pregar a PALAVRA de DEUS


Por Professor Adilson Neves

Você tem ideia de qual tipo de comercial de televisão que mais faz sucesso?

Vamos lá, os maiores sucessos em comerciais televisivos são aqueles que apelam ao lado emocional do telespectador, com imagens sensuais, trilhas sonoras bem aplicadas, os visuais requintados, onde o produto ou serviço anunciado seja secundário, ou seja, promovendo uma visão surrealista, onde a verdade seja irrelevante ou até mesmo ilusória.

A televisão, em que pesem os seus inúmeros benefícios (não vou enumerá-los aqui), tem sido uma ferramenta que mutila e reduz a nossa capacidade de pensar, em especial de ter pensamento crítico.

Os programas hoje são reality shows, os jornalistas são uma espécie de atores que inventam um monte de coisas para atrair a atenção no disputado mercado de mídia e a concorrência com os canais pagos e a internet.

Bom, vamos transferir isso para os evangélicos, pois ao que percebemos o mesmo fenômeno alcançou as igrejas, em especial as mais tradicionais.

O evangelho fácil e desprovido da profundidade bíblica, o pastor que se caracteriza por ser animador de palco, o faz-tudo, o resolve-tudo e o alavanca-dinheiro-prosperidade é o “cara”. Ele é o showman que dá resultado para as igrejas das linhas mais neopentecostais e um monte de maria-vai-com-as-outras que existem espalhadas pelo Brasil e o mundo.

A pregação de maior sucesso é aquela que traz entretenimento, piruetas, emocionalismo, ser rápida, ser objetiva, não repreender, não falar de pecado, não exortar e nem mesmo ensinar. Nem precisa de Bíblia. Usa-se qualquer coisa, qualquer estória, sem qualquer contexto e tudo bem.

Aquela questão descrita pelo apostolo Paulo ao escrever ao seu aluno Timóteo (II Tm 3:16), esquece...

Isso é coisa do passado e não serve para os dias atuais, mais modernos.

Doutrina, nem pensar porque dá comichão nos ouvintes e se perde audiência.

A teologia pobre é melhor.

Quer exemplos? Ligue a sua TV e assista a alguns dos vários programas gospel espalhados pelas redes e veja com os seus próprios olhos e ouça com os seus próprios ouvidos.

Essa é a realidade brasileira e mundial onde a pregação expositiva da Palavra (II Tm 4:2) não é mais prioridade.

Para falar bem a verdade, nem a Bíblia é mais necessária. Afinal, vai se usar para qual finalidade? Não é pregação expositiva.

Esse é o nosso desafio como líderes com compromisso cristão.

Pregar a Palavra de Deus em um ambiente absolutamente contrário e impregnado por doutrinas humanas.

Pregar a verdade no meio de tantos sofismas com o rótulo gospel.

Então, temos que “vigiar e orar”...

Orar para que Deus nos desafie a manter firme o nosso compromisso com a “Eclésia reformata, semper reformanda", a responsabilidade de continuamente caminharmos segundo a Palavra.

fonte: http://adilsonrneves.blogspot.com

2 comentários:

  1. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família.

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: Paulo, um pregador extraordinário

    P.s>>> CAso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma alegria!

    Grato

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  2. Pr. Marcelo, Graça e Paz!!!!!

    A alegria é minha ter a sua presença aqui registrada, já me tornei seguidor de seu blog, bem como me deliciei na leitura do artigo recomendado.

    Que o Eterno Pai, continue a guardá-lo sempre nesta caminhada.

    Abraço.

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Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!