28 de abril de 2010

IGREJA - A melhor unidade terapêutica do mundo




A verdadeira experiência religiosa, aquela em que a pessoa se envolve de mente e espírito, onde a alma abraça a fé numa dependência da divindade, na sedução pelo sagrado, na paixão divina e no zelo do serviço de devoção, consegue produzir mudança interior e exterior, saúde e bem-estar.

Há um verdadeiro equilíbrio psíquico na pessoa que tem uma fé genuína e que frequenta regularmente uma boa igreja. Ela não cai com facilidade, pois encontra na fé um forte apoio no qual pode se debruçar, renovar suas forças, se encher de novas esperanças e partir até para o impossível limitado tão somente pela vontade divina.

Hans-Jurgen, em seu livro A Religiosidade Humana, diz que a religiosidade saudável cura a personalidade enferma. A cura acontece, na verdade, pela aproximação maior de Deus, eterna fonte de saúde e vida, e pela participação cotidiana no relacionamento com pessoas saudáveis, santas e amáveis, na comunidade eclesial. Esta comunhão dupla é capaz de romper muitos distúrbios emocionais e promover uma cura interior redentora.

Mais de 200 estudos científicos mostram que as pessoas que frequentam regularmente uma igreja tem pressão mais baixa, corações mais saudáveis, e níveis mais baixos de substâncias químicas que em níveis altos podem ser prejudiciais. A saúde mental das pessoas que oram também é melhor: elas se deprimem menos e tendem menos a se drogar ou a cometer suicídio.1

A igreja é o lugar da providência divina. Quando dois ou três se reúnem no nome de Jesus Cristo, a presença do Espírito de Deus torna-se manifesta entre os discípulos.
Uma igreja formada por pessoas que se amam e que apresenta uma teologia bíblica saudável funcionará como uma unidade terapêutica sem igual para o perfeito bem estar do homem. O esquema natural de apoio e amor cristão é observado numa comunidade eclesial. O sistema de confissão, testemunhos, ensinamentos de valores morais, estruturação de propósitos e comportamentos são vistos de forma abundante em relacionamentos saudáveis dentro da igreja, os quais constituem recursos de cura psicológica, maturidade espiritual e afirmação social.

Uma religiosidade saudável promove a fé e a fé cura. Pesquisadores da Universidade de Georgetown, em Washington, constataram que a fé e a espiritualidade têm se mostrado uma eficiente arma no tratamento de doentes crônicos. 2
A espiritualidade faz bem e milhões de pessoas têm descoberto isso ao longo dos séculos. O encontro com o sagrado produz vida espiritual e é importante por muitos motivos. Vejamos alguns:

1 - A igreja nos assegura que Deus está no controle.
2 - A igreja nos eleva para além de nós mesmos.
3 - A igreja reduz o peso da solidão.
4 - a igreja oferece um ambiente menos estressante.
5 - A igreja mostra que somos especiais.
6 - A igreja garante que o bem vencerá o mal. Ela estabelece um referencial absoluto para o ser humano.
7 - A igreja tem uma solução para a culpa: o perdão.
8 - A igreja proporciona conforto nos momentos difíceis.
9 - A igreja oferece a terapia da oração.
10 - A igreja dá sentido e coerência à vida. Ela é um modo de ver. Uma forma de percepção. Geralmente, a pessoa religiosa é mais realista e otimista. 1

A maior e melhor unidade terapêutica do mundo – a igreja – desenvolve naturalmente em seu convívio de irmandade cristã um tipo de relacionamento marcado pelo amor, que dentre outras coisas positivas, cura o homem interior.
Algumas pessoas têm o estresse elevado pelo simples fato de não receberem afeto em uma medida adequada. A falta de afeto físico causa uma liberação anormal do hormônio do estresse, cortisol, que está ligado às habilidades mentais em geral.2

Quanto maior o contato social de uma pessoa, mais alta é a sua resistência às doenças. Esse foi o resultado de um estudo da universidade americana Carnegie Mellon com 276 pessoas, de 18 a 55 anos. A equipe de Cohen identificou 12 tipos diferentes de laços sociais, como os existentes entre irmãos, amigos e colegas de trabalho, e descobriu que as pessoas que possuem mais canais efetivos, têm mais alívio para o estresse, e consequentemente uma resistência maior às doenças. 3 A pergunta de resposta óbvia é: Em que lugar podemos desenvolver os mais diversos e saudáveis tipos de relacionamentos? Resposta: na igreja!

A importância de uma religiosidade sadia é fundamental também para os idosos. Foi calculado que 1/5 da população dos Estados Unidos sofre de geronto-fobia (Medo de envelhecer). Esta fase da vida humana ativa nossas mais profundas ansiedades sobre o declínio e a morte. As pesquisas mostram que as pessoas nos seus últimos anos não se agradam com a sua idade. Os dias da velhice podem ser sombrios, onde as forças falham, no geral nada há para fazer, os sentidos – a visão e a audição - diminuem, os temores aumentam e há um sentimento maior da proximidade da morte.4

Várias mudanças acontecem na velhice e vão desde os aspectos físicos e emocionais aos sociais. As alterações fisiológicas são verificadas nos sistemas cardiovasculares, digestivo, respiratório e nervoso. Todas essas mudanças, inevitavelmente irão repercutir profundamente no comportamento de uma pessoa idosa. Tudo se torna mais limitado e doloroso, por não ser capaz de realizar certas atividades físicas e não gozar da mesma saúde de outrora.

O prestígio de status social do idoso tende a diminuir consideravelmente e o senso de inutilidade é provocado pelo isolamento social, mas ninguém é velho demais para se achegar a Cristo e crescer espiritualmente. Por este motivo a religião sadia pode ser um dos fatores mais importantes na terceira idade, no sentido de fortalecer no idoso o sentimento de que ele é útil e precioso, que sua importância e responsabilidade diante de Deus não são diminuídas com o tempo. A igreja pode dar apoio, segurança encorajamento, motivação, companheirismo e cura.

Isaías 46; 4 Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei.

Salmos 92: 14 Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes,


Para que haja o crescimento integral de um cristão é preciso três elementos: o esforço pessoal, uma liderança capacitada e uma igreja saudável. Não basta frequentar uma igreja e ter uma experiência religiosa. É preciso participação e envolvimento genuíno.


A Igreja é Um Lugar De Conserto/restauração
Vidas desajustadas só trazem problemas e enfermidades. Deus, na sua infinita graça e misericórdia providenciou a igreja como a maior unidade terapêutica do mundo para funcionar como uma comunidade edificante. Na evangelização focaliza o mundo, na adoração volta-se para Deus e, na edificação, atenta corretamente para si mesma, ou seja, volta-se para os crentes. Repetidas vezes na Bíblia os crentes são admoestados a edificar uns aos outros para assim formarem uma comunidade idônea ( Ef 4:12-16). Esta edificação tem vários aspectos práticos:

1.Ensinar e instruir os outros nos caminhos de Deus, certamente enriquece a família da fé - Mt 28:20; Ef 4:11-12;
2.Compartilhar com os necessitados - 2 Co 9;
3.Levar os fardos uns dos outros - Gl 6:2;
4.Administrar a correção espiritual numa atitude de amor é essencial na ajuda ao irmão transgressor ou desviado - Ef 4:15; Gl 6:1

Deus Quer o Nosso Conserto
Deus que o melhor para nós, um conserto de vida e de coração. Um coração contrito, humilde, maleável. Tudo que Ele pede é que reconheçamos nossos pecados, que o admitamos, confessemos e abandonemos a prática do pecado. Conserto é uma mudança para se ajustar à vontade de Deus. Essa mudança acontece no âmbito:

Intelectual, do nosso ponto de vista;
Emocional, dos sentimentos;
Da Vontade, dos propósitos.

Deus quer o nosso conserto intelectual
Intelectual, do ponto de vista - A mudança começa quando passamos a Pensar e Reconsiderar a necessidade de sermos vasos de honra e vivermos como Deus quer. Considerar de forma profunda e completa nosso estilo de vida. Ao fazermos isto podemos ver claramente nossos erros. O conserto no âmbito intelectual começa com o reconhecimento do modo de viver, de nosso estado de dureza e pecado diante de Deus. Esse estágio de mudança se fecha com uma confissão.

Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos, pelo meu bramido durante o dia todo. de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: CPorque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão onfessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.Sl 32:3-4

Deus Quer o Nosso Conserto Emocional
Emocional, sentimental – O conserto interior envolve os sentimentos da pessoa. Sentir a culpa, a vergonha e a tristeza de não estar vivendo do agrado de Deus ou de ter pecado contra Deus. (ver 2Co 7:9-10)

Agora alegro-me, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. " Porque a [tristeza] segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a [tristeza] do mundo opera a morte. Processo de contrição - Lamento, choro, sentir que ofendeu e ultrajou a Deus. Lembra da parábola do Fariseu e do Publicano. Sl 38:18 " Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do meu pecado."

De Nossa Vontade - Deus Quer o Conserto de nossa Vontade, Propósitos - Conserto exige vontade própria, esforço e determinação. Tomar a decisão de mudar o estilo de vida, de ser diferente, quebrado, quebrantado, humilde, manso. Decidir abandonar o pecado.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13)
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e volte para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Is 55:7

O mínimo de benefício que uma pessoa obtém pela participação regular em uma boa igreja cristã é o desenvolvimento de uma série de relacionamentos saudáveis, marcados pelo amor; em seguida vem o apoio, a cooperação, a proteção, a sinergia de dons e talentos, a aprendizagem e o crescimento espiritual.

Certamente que a igreja é um lugar de bênçãos, onde a presença dos santos torna-se um canal da manifestação da presença de Deus. É a casa do Pai, onde crescemos e comungamos no verdadeiro amor.

Não ndonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia (Hebreus 10:25).

NOTAS:

1-Jornal da Tarde, Ano 32, nº 9681, 21 de fevereiro de 1997, - The Baltimore Sun.
2-Vida & Saúde, Ed. 712, nº 04, Abril de 1998.
2-Manchete/Supl. Saúde, nº 2041, 11 de abril de 1998, Bloch Editores.
3-www.geocities.com/HotSprings/Oasis/6053/Art12.htm - Claudia, nº 437, Fevereiro de 1998 - Ed. Abril.
3-Vida e Saúde, ed. 699, nº 03, Março de 1997.
4- O Conselheiro Cristão - Gary Collins - Ed. Vida.


Shalom Adonai!

Baruk Ha Shem

BenneDen

extraído do blog: http://teocentrica.blogspot.com/

8 de abril de 2010

SILAS MALAFAIA, MORRIS CERULLO E MIKE MURDOCK, tudo FARINHA do mesmo SACO

Por Pastor Guedes

Hoje é sábado e como a maioria dos evangélicos, ligo a Tv para acompanhar a grade da programação dos tele-evangelistas. Mais uma vez fiquei indignado com a postura desse senhor, o Vice-Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus. A cada chamada para contribuir com o seu ministério, o Sr. Silas Malafaia envergonha a nossa já desfigurada Assembleia de Deus. O pretenso profeta carioca, apresentou o Sr. Mike Murdok, assim como fez com Morris Cerullo, como o idealizador da proposta. Sim, porque, como das outras vezes, ele terá como dizer aos convencionais, e à comunidade evangélica de um modo geral, que não foi ele quem falou, mas o profeta americano (mais um).

A proposta segue a mesma linha da Bíblia de R$ 900,00. Desta feita, trata-se de um livro do autor estrangeiro. O Dr. Mike, "a maior autoridade do conhecimento no mundo evangélico nos EUA", propôs uma oferta voluntária de R$ 1.000,00 por mês durante 12 meses, para alcançar um milhão de almas. Os argumentos são os mesmos usados pelos profetinhas que estão em nossos púlpitos para pedir dinheiro: "Talvez você tenha guardado esse dinheiro para pagar o carro ou para a parcela da faculcade, quem sabe você guardou esse dinheiro para uma emergência". Incrível a capacidade que esses homens têm de arrancar dinheiro do povo. Basta um sorriso com ar de espiritualidade, um toque do "Espírito" e o quadro muda, um testemunho de sua vida como aconteceu de ganhar um carro de uma série limitada, uma Van zero kilômetro, um cheque de US$ 10.000, etc., para convencer os telespectadores a contribuírem com o império dos Malafaias. "O homem mais sábio da América", fez uma oração, pasmem, liberando mil milagres e deixou nas entrelinhas que tratava-se de uma idéia de se obter mil pessoas que plantariam mil sementes durante doze meses.

Quero ver o pessoal que criticou, até com justiça, o lançamento da Bíblia Dake, pela CPAD (entre eles muitos amigos meus), sair em defesa da honra da Convenção Geral com a mesma veemência, quando o seu Vice-Presidente, debanda, clara e descaradamente, para a falsa teologia da prosperidade que a Assembleia de Deus brasileira sempre combateu desde o surgimento da IURD e da IIG. O fundador do "Centro da Sabedoria", palestrante sobre as chaves da prosperidade e que prega frequentemente com Benny Hinn (1) ainda tenta espiritualizar seu argumento "liberando" salvação para os familiares de quem vai ofertar e invocando pessoas que favorecerão os ofertantes-semeadores.

Quais as implicações disso para a igreja? Primeiro, as pessoas passam a acreditar que com a "semente" lançada, estarão isentas de pregarem o evangelho, porque já fizeram a sua parte. Ou seja, repassaram essa responsabilidade ao evangelista da tv; Segundo, caem na mais nova falácia: semente e não oferta (ou semente como oferta). Ora, todos sabemos que a oferta é voluntária e não se espera retorno por doá-la, mas a semente tem em si a linguagem da colheita do fruto, logo, quem oferta não espera receber de Deus e nem O cobra, mas quem lança sementes terá, segundo essa teologia doentia, o direito de cobrar de Deus os desdobramentos de seu plantio; Terceiro, muitos cristãos incautos que nunca contribuiram com suas igrejas locais, vêem-se "constrangidos", "movidos" a contribuirem com o ministério do "homem de Deus", visto que ele é o homem que Deus levantou para essa tarefa.

Esse tipo de teologia envenena nossa sã doutrina, causando danos em nossos posicionamentos doutrinários e teológicos. É elitista, discriminatória e põe Deus em uma tremenda saia justa, pois somente quem tem R$ 1.000,00 é que pode ser abençoado (é verdade que no final os profetas da prosperidade, tentaram consertar dizendo que "se você não tiver mil, pode contribuir com quinhentos, duzentos ou o que tiver").

Senhores, nossa realidade é diferente da americana e do Sr. Mike. Nosso povo, na sua maioria, é pobre e precisa continuar aprendendo a depender de Deus, confiando nas lições de vencer pelo trabalho e desafio dos estudos, de ganhar a vida honestamente e confiando inteiramente na Graça de Deus. Desde que surgiu a teologia dos desafios, da cobrança de Deus, da maldição da pobreza e da hereditariedade, a igreja perdeu em conhecimento, em doutrinamento, em teor teológico, em vigor, em fervor e em vergonha! Sinto-me envergonhado em ver pastores pedindo dinheiro com a cara lavada e oferecendo milagres a quem ofertar. Fica muito claro que quem não plantar, está fora e só receberá o milagre liberado por esse "santo" quem lançar a semente. O que esses homens estão fazendo é construir um império. Acabei de entrar no site do "profetão" americano e é só bater os olhos para ver que a visão é empresarial e que o negócio desses homens é INVESTIMENTO, DINHEIRO e LUCRO. Isso não é Igreja de Jesus Cristo: É PURO BUSINESS! OU SERIA E-BUSINESS?!

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.
No Amor de Cristo.

(1) Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mike_Murdock

fonte: www.pastorguedes.blogspot.com