25 de fevereiro de 2011

É possível viver na presença do Senhor, sem o conhecer?




Querido leitor, esta pergunta pode até soar estranho aos nossos ouvidos, como pode uma pessoa viver na presença do Senhor e não conhecer a sua voz, não o conhecer realmente, parece um contraditório, mas a formulemos a afirmação de seguinte forma então, “Conhecendo a voz de Deus!”

Ao observarmos atentamente a vida do jovem Samuel, conforme registrada está em I Sam. 3, podemos notar claramente que o jovem Samuel, servia ao Senhor, deitava-se ao lado do sacerdote Eli, dormia dentro do templo, como era o seu costume, junto a arca, ao lado da Lâmpada de Deus.

Isto nos mostra o quanto zeloso, cuidadoso, de bom caráter, de respeito e cumpridor dos afazeres religiosos Samuel era, mas tudo o fazia por tradição, com voluntariedade, porém, o jovem Samuel jamais desfrutara de um encontro pessoal com Deus.

Querido leitor, existem momentos em nossas vidas que estamos semelhantes a Samuel, envolvidos, comprometidos na Obra do Senhor, mas fazendo com as nossas forças, zelo e tradição transmitidos para nós, ou mesmo estes adquiridos com o tempo.

É de se observar que, Samuel era um servo atento, humilde, fiel, que crescia na presença do Senhor, reconhecido pelo povo, mas, não tivera ainda uma experiência pessoal para com Deus, somente se deliciava e ouvia as experiências de outros, que lhe eram passadas através de testemunhos e relatos dos experimentados. Até porque naquele tempo, as visões não eram freqüentes e a Palavra do Senhor era mui rara.

Quantas vezes não estamos na mesma condição de Samuel, ou mesmo, nós conhecêssemos alguém que passa ou até já passou por esta experiência.

Percebemos no texto que o jovem Samuel, não conhecia a voz de Deus, pois, ainda não lhe tinha sido manifesta a Palavra do Senhor, mas o jovem Samuel, sabia que a voz lhe era familiar, tanto que por duas vezes levantou-se e foi em direção ao Sacerdote Eli, qual era já idoso e quase sem visão física, tanto quanto espiritual, mas foi quem em sua pouca visão espiritual que conseguiu enxergar e distinguir a voz, fazendo o jovem Samuel entender que era Deus quem falava com ele.

Quando Samuel é chamado pela terceira vez, mesmo sem conhecer, mas por obediência e atenção às palavras do sacerdote Eli, respondeu; “Fala, porque o teu servo ouve”. Foi quando então, Deus se revelou na vida de Samuel, fazendo-o conhecer da profecia, sobre o que haveria de acontecer tanto em Israel, como na casa do sacerdote Eli.

Querido leitor quando o Senhor fala, não deixa dúvidas, percebemos no texto que o jovem Samuel não estremeceu, tampouco duvidou da Palavra, certo é que a repassou ao sacerdote Eli, o qual prontamente ao ouvir o relato da profecia, disse com propriedade, é o Senhor quem falou, que faça o que bem lhe aprouver.

Queridos, mesmo muitas vezes pelo motivo de nós não termos passado, vivenciado alguma experiência pessoal, particular com Deus e, quando Ele se manifesta em nosso viver, dúvidas não pairam sobre as nossas cabeças, nós podemos até ficar atônitos por um breve momento, mas sabemos mesmo muitas vezes sem distinguir, perceber claramente que mesmo sem conhecemos, notar que a voz é familiar. O sotaque, a entonação, nos remete a memória que a voz é de alguém que nos conhece.

Que nós possamos sempre permanecer com os nossos ouvidos espirituais atentos, abertos, para ouvir a doce e familiar voz de Deus, falar aos nossos corações e, quando você ouvir esta voz a ecoar em sua vida, possa dizer prontamente como disse o jovem Samuel: “Fala Senhor, que o teu servo ouve”.

Que o Senhor Continue a abençoar cada dia mais a sua vida e, que nós possamos crescer na presença do Senhor como cresceu Samuel, em graça e sabedoria, conforme relatado no versículo 19, onde afirma que o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. E mais, em todo o Israel, Samuel foi reconhecido como profeta de Senhor, pois soube reconhecer a voz daquele que com ele falou.

Finalizo este devocional dizendo a você, querido leitor, que existe a possibilidade de servir a Deus e não conhecer a sua voz, mas hoje, Deus faz com que você seja desperto e fique alerta, pois Ele fala ao teu coração, que possas reconhecer esta voz, familiar, soando dentro de você, ouça Deus falar contigo.

No amor do Pai,

William Pessôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!