11 de fevereiro de 2011

Senhor aquele a quem amas, está doente!



Jesus muitas vezes permite que percamos algo, para que a glória DEle seja manifesta e O seu nome glorificado!

São João, capítulo 11, versículo 3: Senhor aquele a quem amas, está doente!



Ora, o Jesus Senhor, Ele sabe de nossas situações, Ele nos vê, alguém ora por nós, nos apresenta a Ele, mas mesmo assim, com tudo isto, Ele permite que a morte, não somente a morte física de algum ente querido, mas como a morte significa perda, Ele permite que percamos algo, mesmo que momentaneamente, mas tudo isto, para que o nome Dele seja glorificado.

Vemos o versículo acima que Jesus foi avisado da situação, do grave estado de saúde em que encontrava Lázaro, detalhe, ele era amigo amado de Jesus.

Estava em uma outra cidade, mas mesmo assim, mandaram chamar a Jesus.

Pensemos por um instante, Jesus no controle da situação, manda responder à quem enviou o apelo, às irmãs de Lázaro, versículo 4: “Esta enfermidade não é para a morte, mas para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.”

O mensageiro deve ter voltado correndo, alegre, radiante e passado estas palavras às irmãs de Lázaro, quem sabe Lázaro já estava em um estado que não mais ouvia, mas por um instante houve alegria naquela casa, creio que os sorrisos voltaram aos rostos, os olhos voltaram a brilhar entre os presentes, por esta simples frase de Jesus.

Mas a morte chegou e, com elas as especulações, sobre pecado, conduta, etc., mas Jesus te consola e te diz no capítulo 9, versículo 3, do evangelho de São João: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.”

Você compreende? Romanos capítulo 8, versículo 28 nos diz também: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados Poe seu decreto”. Oh! Glórias a Deus, você entende, que foi chamado também pelo decreto do Mestre? Então glorifique-o, pois é isto que Ele quer, ser glorificado em todos os momentos em sua vida, na alegria, também na dor, nunca se esqueça, Ele está no controle, nada está perdido.

Queremos nós, quando oramos, quando enviamos o nosso recado ao Senhor, que Ele venha logo, depressa, imagino que as irmãs de Lázaro assim também o procederam em o seu simples e ingênuo pensar que, Jesus viria DEPRESSA. Bastaria chama-lo. Mas nos esquecemos que o tempo é Dele!!!







Mas após a notícia, ele ainda ficou dois dias naquele lugar, mas de longe sabia da situação de Lázaro, Olha! Ele mesmo à distância, sabe de seu sofrimento, quem sabe até já oraram por você, Ele deu a resposta, através de mensageiros, de orações, sonhos, mas você perece, ou a “benção” se foi, perdeu-se, mas Ele sabe, na hora certa, Ele chegará. Descanse, confie e espere.

Tenha esperança irmão, Romanos capítulo 8, versículo 24: “Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Aleluias!!! Espere, espere e espere, descanse em Deus, exercite e a sua esperança, pela fé em Deus.

Querido, mesmo Jesus sabendo do estado grave de Lázaro, sim grave, pois se fosse uma enfermidade simples, não importunariam a Jesus, o levariam até um médico, seria simples, mas creio que aqui Lázaro encontrava-se já desenganado, esperando apenas a morte chegar, por isso foram avisar a Jesus.

E, Lázaro morreu, mesmo Jesus sendo avisado de seu estado grave de saúde, a alegria das palavras confortantes de Jesus, eram confrontadas agora com o choro, o lamento da morte, o riso transformou-se em pranto, o brilho do olhar, em olhos marejados pela dor experimentada.

E agora, cadê Jesus? Creio que esta pergunta fora feita por alguns dos presentes àquela cerimônia fúnebre, entre aqueles que ouviram do mensageiro, as palavras do Mestre, como a enfermidade não é para a morte, se Lázaro Morreu? Talvez você esteja a passar neste mesmo dilema, Jesus já te tens falado e você agora diz, mas Senhor já se foi, já morreu, já enterrou, não há mais esperança. Te digo neste momento espere em Deus, Ele ainda opera milagres hoje! Aleluias, Glórias ao Seu Santo Nome.

Mas lá, mesmo distante, Jesus via a aflição daquela família, as contradições, a incredulidade, a dureza dos corações daquele povo ali em Betânia, então Jesus após dois dias depois do aviso, resolve voltar para a Judéia. Você compreende? Ele mesmo distante, vem ao seu encontro, é necessário que Ele passe em sua vida, em casa, pois Ele tem compromisso com você, Ele te ama!

Muitos até dirão Senhor, conforte, dê forças, farão orações em seu favor, pedindo que Deus te dê superação a esta adversidade, mas Jesus, Ele tem que passar em sua casa, em sua vida, você entende? Ele quer ter um momento íntimo e pessoal com você. Glórias a Deus!!!

E Jesus muitas vezes responde as orações daqueles que estão à nossa volta, dizendo olha diga que está dormindo, não morreu!!, E os nossos irmãos muitas vezes querendo ajudar, interpretam de forma errôena, nos confortando, Olha Deus disse que está dormindo, mas Deus não morreu para você, Ele continua a te vigiar.

Mas meu irmão e irmã, Deus diz de forma diferente, aquilo que se foi de sua vida, não PERDEU!!!, foi apenas afastado de você, mas Deus vai fazê-lo voltar para a sua casa, para a sua vida, pois Jesus ama os seus escolhidos, tanto que, morreu por nós ali na cruz do calvário!

Jesus disse aos discípulos: Lázaro, o nosso amigo, dorme, vou despertá-lo do sono!!! Jesus vem! Aleluias!, Ele vem despertar vidas, despertar sonhos, ressuscitar mortos espirituais, Ele vem operar milagres em nossas vidas, comece a glorificar.

Quando Jesus retorna para Betânia, quem veio correndo para os pés de Jesus não foi Maria, aquela que se assentava aos pés de Jesus, para ouvir as doces palavras, que deixava até aos afazeres domésticos que tanto incomodavam a Marta.

Mas quem realmente correu para Jesus foi a mais afastada de Jesus, foi Marta, não foi Maria, aquela que enxugou os pés do Mestre, quem realmente correu até Jesus, foi aquela que ficava lá na cozinha, escondida, trabalhando sem visibilidade alguma, aquela que estava nos bastidores, mas de longe ela nutria um sentimento puro por Jesus e de lá ela também ouvia os seus ensinos. Mas estava sempre de certa forma também afastada do Mestre, você consegue compreender?

E então Marta diz a Jesus: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” Oh! Que frase admirável! Marta, aquela jovem dedicada que confiara em Jesus, mas em um Jesus visível e palpável, ela por um momento se esqueceu que Ele tem poder, tem o controle. Será que você também já não o fez a mesma indagação? Senhor, se tu estivesses bem ao meu lado, nada disso teria acontecido? Por um momento você até achou que Jesus teria se ausentado de sua vida? Não, querido e querida, Jesus sempre esteve ao seu lado, te acompanhando, mas Ele quer ter experiência pessoal com você e experiências com Ele transformam as nossas vidas.

Talvez, você esteja neste momento não como Marta que correu até Jesus, mas esteja como Maria, aquela tão apegada à Jesus, que estava chateada, magoada, por Jesus não ter vindo visitar, dar um consolo, Maria ficou sentada em casa, nem saiu para fora, para receber a Jesus, ou seja, ela se fechou ficou do lado de dentro. Ei, abra-se para Jesus, Ele vem ao seu encontro, o enxergue pela fé, como o fez Marta, corra para os braços Dele, Ele está com os braços abertos, para te abraçar, te acariciar, te proteger e te dar a segurança que tanto procuras.

E em meio as indagações, desabafos, choros e lamentos de Marta, ela fez uma afirmação com fé, pureza do coração, com muita convicção, no versículo 22: “Mas agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Ele te concederá”, isto é Fé, é acreditar em Jesus de forma incondicional, nas lutas, nas alegrias, é ter uma fé abalizada, centrada no Mestre, como está a sua fé? Como a de Marta, ou como a fé de Maria?

Jesus lhe responde de forma bem simples: “Teu irmão há de ressuscitar”, olha Jesus, veio para descomplicar as nossas vidas, os nossos problemas, os nossos dilemas, veio para tirar as nossas dúvidas, para preencher o nosso vazio existencial, mas em meio aos problemas, não ousamos exercitar a fé, queremos raciocinar, enxergar através do homem corruptível que somos, e então respondemos como respondeu Marta, de forma humana: Sim, Senhor! Eu mas será no dia da ressurreição do último dia. Ou seja, Marta já havia dado um basta, se conformado com a situação, e as palavras de Jesus, lhe confortou o coração, quanto à salvação de seu irmão!

Mas Jesus, a repreendeu, e disse a Marta, que Ele é a ressurreição e a Vida, e aquele que crer Nele, ainda que esteja morto, viverá! E todo aquele que vive Nele e crer Nele, nunca morrerá. Crês tu nisto?

Jesus falava com Marta, mas Maria aquela que tanto agradava a Jesus, aquela que ficava aos seus pés ouvindo os seus ensinos, que muitas vezes fora repreendida por deixar os afazeres para estar com o Mestre, onde estava?

Jesus em segredo, oh! Aleluias!, mesmo ainda sem adentrar na aldeia, sem ainda adentrar na casa desta família, mandou em segredo, chamar a Maria, você entende? O Senhor em segredo manda te chamar, com você, é diferente o que Deus quer fazer em sua vida, é em segredo, por isso Ele te chama em separado, Ela, Maria de prontidão, levantou-se e foi ter com Ele, sabe porque? Queridos, ao Chamado de Jesus, ninguém resiste, quando Ele nos chama, mesmo angustiados, entristecidos, chateados, amargurados, mesmo por ele não ter vindo ao nosso encontro, escutados as nossas orações, quando queríamos que Ele tivesse escutado, mas quando Ele nos chama, nós nos levantamos, como Maria que encontrava-se desconsolada, sem força, entristecida, sentada em saca, sem ânimo, sem alegria, sem forças, mas quando Jesus chama, as forças voltam, a alegria volta, o ânimo é novo, o sorriso volta.

E os que estão à nossa volta, inclusive nos consolando, não entendem o chamado em segredo de Jesus para conosco, e dizem, deve ir ao túmulo, mais uma vez se lamentar, vai lá mais uma vez chorar pelo que se foi, não entendem que foi o Mestre Jesus que a chamara para fora, para um local afastado, para ter um particular com Ela, que maravilhas!!!

Marta foi até Jesus em apartado, mas para Maria foi diferente Jesus a mandou em segredo chamá-la e ela veio, Aleluias!!! E ela vendo o Mestre Jesus, desabafou com Ele tudo aquilo que ela guardara dentro de si, o sentimento de mágoa para com o Mestre, e clamou chorando: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” aos prantos ela falava, com pureza de alma, expôs aos pés de Jesus todo o seu sentimento, você compreende?

E então, após ela deixar tudo aos pés do Mestre Jesus, Ele moveu-se de compaixão e em espírito, a Palavra diz que Deus não rejeita a um coração quebrantado, Cristo te chama então, quebrante-se aos pés Dele e verás o que ele irá fazer.

Após isto, Jesus, apenas disse a Maria, Onde o pusestes? Mas quem respondeu foram os judeus, que a consolavam, pois ela sequer tinha palavras para responder a Jesus em meio aos seus prantos. Quando lhe disseram: Vem e Vê!

E por um momento, Jesus chorou!!! Você consegue ver Jesus chorando pela sua dor? Chorando pelos seus sentimentos? Compartilhando contigo este momento adverso?

E começaram também as indagações por parte daqueles que consolavam aquela família, olha Vede como o amava! Não podia ele que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse, ou seja, que fosse curado?

Mas Jesus tem um propósito e é necessário ele vir aonde colocaram um pedra, aonde foi tampado, aonde foi enterrado, e manda tirarmos a Pedra, tirarmos o empecilho. Nesta hora falhamos como humanos, clamamos como Marta clamou: “Senhor já cheira mal, porque é de quatro dias” ou seja, Senhor, ele já se foi, faz tempo, não mais jeito, não tem mais solução, mas Jesus da mesma forma que repreendeu Marta, te repreende também, dizendo: “Não te hei dito que, se creres, verás a Glória de Deus?

E então, após uma breve conversa, através de uma singela oração para com o Pai, ordenou: Lázaro, sai para fora! Trazendo de volta a alegria de volta àquele lar, àquela família, e a comunhão, foi restabelecida, tanto que logo após, faltando seis dias para a páscoa, Jesus retornou para aquele lar que agora estava reestruturado, com toda a família reunida. E ali Jesus ceiou com eles e, Lázaro estava à mesa com Jesus.

Jesus está no controle, creia sempre, nunca duvides do seu agir, pois Ele trabalha como quer e na hora Dele, Ele é o tempo, Ele é a eternidade, Ele é a esperança, Ele é o Deus que opera milagres, interferindo no curso da história, para fazer cumprir as promessas feitas a cada um de nós! Fiquem no amor do Pai Celestial. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!