18 de abril de 2009

USOS E COSTUMES ASSEMBLEIANOS: "CURIOSIDADES"


Em seu livro "A Igreja, o país e o mundo: desafios a uma fé engajada", o Bispo Anglicano Robson Cavalcanti, ao falar sobre questões culturais, e de forma mais específica, sobre a maneira das mulheres "Assembleianas" se vestirem, nos diz o seguinte:



"Por que as mulheres da Assembleia de Deus no Brasil se vestem assim, quando em outros países do mundo, até mesmo da América Latina, não o fazem? É um costume da Assembleia de Deus no Brasil. Aí, você vai descobrir que essa denominação não começa no sul, mas no norte e no Nordeste, na zona rural. Converteram-se pessoas que vinha da Igreja Católica, da religião popular. E quem viveu no interior do Nordeste, nos anos de 40-60, percebe que a beata católica tinha como características não se pintar, usar cabelos longos presos e roupas longas. Tal costume, então, dessa denominação é, na verdade, uma absorção da cultura católica popular, que depois se tornou doutrina." (CAVALCANTI, p. 145, 2000)



Penso que a questão não se limita apenas ao que foi colocado acima, mas também, ao processo de "conversão à cultura dos missionários".

No ano de 1946, o missionário sueco Otto Nelson (1891-1982), então presidente da Assembléia de Deus em São Cristovão, Rio de Janeiro, em sessão ordinária, deliberou o seguinte:

"1) Não será permitido a nenhuma irmã membro desta igreja raspar sobrancelhas, cabelo solto, cortado, tingido, permanente ou outras extravagâncias de penteado, conforme usa o mundo, mas que se penteiem simplesmente como convém às que professam a Cristo como Salvador e Rei.

2) Os vestidos devem ser suficientemente compridos para cobrir o corpo com todo pudor e modéstia, sem decotes exagerados e as mangas devem ser compridas.

3) Se recomenda às irmãs que usem meias, especialmente as esposas dos pastores, anciãos, diáconos, professoras de Escola dominical, e dos que cantam no coro ou tocam.

4) Esta resolução regerá também toda as congregações desta igreja.

5) As irmãs que não obedecerem ao que acima foi exposto serão desligadas da comunhão por um período de três meses. Terminando o prazo, e não havendo obedecido à resolução da igreja, serão cortadas definitivamente por pecado de rebelião.

6) Nenhuma irmã será aceita em comunhão se não obedecer a estas regras de boa moral, separação do mundo e um vida santa com Jesus. Estamos certos de que todas as irmãs que amam ao Senhor Jesus cumprirão, com gozo, o que foi resolvido pela igreja.

O Ministério"


(Fonte: Daniel, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. p. 219)

A resolução acima foi publicada no Mensageiro da Paz, gerando uma polêmica que culminou numa retratação, publicada na edição da 2ª quinzena de janeiro de 1947 do já citado jornal:


"AVISO

O Ministério da Assembléia de Deus no Rio de Janeiro deseja fazer público que, de acordo com a igreja, retira as regras publicadas no Mensageiro da Paz da 1ª quinzena de julho, estabelecidas para as irmãs membros da igreja, pois sem elas as irmãs obedecem a Palavra de Deus (grifo nosso).

O Ministério"

(Fonte: idem, p. 222)


O missionário Otto Nelson (foto) trabalhou também nos Estados de Alagoas (1915-1930) e Bahia (1930-1936). "Por outro lado, apesar de as resoluções de São Cristovão terem sido atribuídas ao presbitério da igreja, sabe-se que Gunnar Vingren e Otto Nelson foram os missionários suecos mais rígidos em termos de vestimentas" (Ibdem, p. 220)


Diante de todas as questões que envolvem usos e costumes, a imposição de regras nos termos aqui expostos, não é o melhor caminho. Prefiro a promoção de uma tomada de consciência quanto ao bom senso e ao pudor, fundamentados nos princípios espirituais, éticos e morais da Santa Palavra de Deus.

fonte: http://www.altairgermano.com/2009/04/usos-e-costumes-assembleianos.html

4 comentários:

  1. Saudaçoes..

    Verdadeiramente pastor William, respaldado pelo pouco conhecimento teológico que possuo, posso afirmar que esse tipo de mandamento humano imposto sobre aques que são de Cristo beira o ridiculo!!...pois fere as doutrinas da graça, impondo condições, além do crer em Cristo, para que alguém possa fazer parte do corpo!!....uma manifestação maligna da falsa religião, bastava para eles ficar com as palavras do apostolo Tiago no concilio em Jerusalém: Pelo que julgo eu, nao devemos pertubar os gentios que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminaçoes dos idolos, bem como das relaçoes sexuais ilicitas, da carne de animais sufocados e do sangue( At 15:19,20)...o que passar disso é de procedencia maliga e conduz os que estão na nova aliança às praticas da velha aliança, pois tornam-se legalistas e autojustificadores com suas obras. Foi acreca disso que Paulo, tratando do legalismo em meio aos galatas disse: Sois vos tão insensatos, que tendo começado no espirito acabeis agora na carne??( GL 3:3)Portanto, niguem tem o direito de privar os que são de Cristo da liberdade que ele mesmo conquistou no madeiro( estou falando de liberdade promovida por Cristo e não liberdade para permanecer no pecado)..Somente a Ele a honra a gloria e o poder, pois opera tudo em todos, tanto no querer quanto no efetuar!

    Bruno Domingues

    ResponderExcluir
  2. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.(Mc 7.7).
    Infelizmente não temos o que comemorar nesses 100 anos; o QUE comemorar? são 100 anos de subjetividade de homens;

    Temos é que chorar... por esta "Laudicéia"
    Anderson Costa

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos, voces estão mostrando uma ferida
    e abrindo outra pior ainda se por um lado no passado o mandamento humano e usos e costumes matou a muitos não nego,mas agora então com o abuso da graça (livro de judas) vai melhorar ainda mais se com esta doutrina humana as ovelhas não se conteram na sensualidade a idolatria que o mundo oferece, quem dira agora com esta liberdade que elas tem ja participamos ai de cultos com adolescentes com vestes e trajes pior do que dançarinas de funk, a conciencia minha esta limpa pois não fui eu que
    comecei a difundir algo que é contrario a que nossos pais trouxeram a anos que deu certo cresceu e alcançaram muitas almas inclusive a sua

    não seje extremista mostre os dois lados da coisa

    ResponderExcluir
  4. Abaixo julgo dos homem, viva a Graça de Cristo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!