24 de maio de 2009

Os “atos proféticos” estão na moda, inclusive em algumas Assembleias de Deus. Onde vamos parar?


Não faz muito tempo que uma famosa intérprete do chamado mundo gospel, num “ato profético”, andou como um animal quadrúpede em cima de um palco, como se fosse uma leoa. A mesma cantora e seu grupo, em um mega-show, no Rio de Janeiro, apresentou um deprimente espetáculo em que um rapaz representou o Diabo, enquanto ela o pisava “profeticamente” (quer dizer, pisava supostamente o Inimigo), acompanhada de dançarinos que poderiam, sem exagero, fazer parte dos shows da Madonna, da Britney Spears ou da Beyoncé.

Há alguns anos, seguidores de um grupo “evangélico” resolveram, também num “ato profético” ao extremo, escalar e ungir o Dedo de Deus, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo eles, esse pico é um chamariz da presença de Deus. Além disso, bem próximo dele há outro que, de tão parecido, chega a se confundir com ele — a Agulha do Diabo, que também precisaria ser ungida. Com isso, declararam “profeticamente” que o Estado fluminense pertence ao Senhor e que toda ação diabólica foi quebrada!

Melhorou alguma coisa no Rio de Janeiro depois desses ousados “atos proféticos”? Do jeito que o Diabo foi supostamente pisoteado e humilhado, diante de milhares de pessoas, no mínimo ele estaria fora de combate, mas o Inimigo continua bastante atuante, não só em territórios fluminenses, como em todo o mundo. E quanto às unções do Dedo de Deus e da Garganta do Diabo, que resultado trouxeram?

Como é triste ver igrejas ditas evangélicas voltadas ao misticismo... Infelizmente, a moda do “ato profético”, que começou entre os adeptos do G12, em que prevalece um pseudopentecostalismo, já conquistou pastores da Assembleia de Deus. Um dia desses, assistindo a um programa assembleiano que vai ao ar no sábado pela manhã, fiquei pasmo. Vários “atos proféticos” foram apresentados com a maior naturalidade, como se fizessem parte da liturgia pentecostal...

O que está acontecendo com a quase-centenária Assembleia de Deus, que sempre valorizou o estudo da Palavra de Deus, a oração e a evangelização? É necessário mesmo que sejam adotadas práticas místicas para o recebimento das bênçãos do Senhor? A adoração pura e simples, o louvor e a intercessão perderam a eficácia? E a pregação expositiva ungida, não funciona mais? É preciso mesmo que empreguemos no culto toda essa parafernália mística do falacioso movimento gedozista?

Certo “pregador” assembleiano — não me pergunte o nome dele — anda dizendo por aí que, ao ter chegado a uma cidade, e percebendo que havia uma nuvem negra sobre ela, resolveu, num “ato profético”, percorrer a cidade inteira de carro, rua por rua, derramando azeite por onde passasse! Já pensou se a moda “pega”, e alguém queira ungir cidades como Nova York, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo?! Haja azeite!

Recentemente, fui convidado para ministrar a Palavra em uma Assembleia de Deus — não me pergunte onde —, mas acabei não pregando. Quer saber por quê? Era domingo de eleições, e o pastor resolveu fazer um “ato profético”. Enrolou-se na bandeira do Brasil, “profetizou” vitória sobre a nossa nação, ungiu a bandeira e depois pediu para todos os presentes, um a um, “profetizarem” bênçãos para o Brasil, representado pela bandeira estendida.

Resultado: como o tal ato durou mais de uma hora, não houve exposição da Palavra de Deus nem manifestação do Espírito Santo (1 Co 14.26), e o Diabo, com certeza, ficou muito feliz. Ocorreu também uso indevido da unção, pois à igreja neotestamentária, nesse tempo da Graça, a única unção com óleo (literalmente, falando) que se aplica é a que se ministra no momento da oração pelos enfermos (Mc 6.13; Tg 5.14).

Meu Deus, quanta invencionice no meio do teu povo! Onde vamos parar?! O evangelho de Cristo é simples (2 Co 11.3,4). Temos de orar e jejuar, amar e estudar a Palavra de Deus, bem como sair das quatro paredes, levando a mensagem da cruz ao mundo perdido (1 Co 1.18,22,23; 2.1-5). Digamos “não” aos “atos proféticos”, que só servem para afastar o povo de Deus da Palavra e da simplicidade do evangelho, gerando falsa espiritualidade e pseudo-avivamento.

Ciro Sanches Zibordi


(Fonte: Blog do Ciro)

6 comentários:

  1. Amado irmão Willian, a Paz do Senhor.

    Excelente a sua atitude de postar este artigo de tão abençoado pregador e escritor cristão.

    Sabe irmão, "Ato Profético" é só mais um entre os muitos modismos que já estão dentro de várias denominações. Outros "atos" se manifestam de formas tão sutis e camuflados que as vezes nem os percebemos. Podemos citar, só para constar, alguns destes:
    - "Ato de Nepotismo", manifestado nas ações administrativas de caráter patrimonialista;
    - " Ato de criação e manutenção de DINASTIAS ECLESIÁSTICAS", este é uma "evolução carnal" do primeiro. Serve para eternizar familares em postos estratégicos dentro de um "ministério" ou denominação, neste caso ou o filho, ou o genro,ou irmão do presidente é sempre o "VICE";
    - " Ato de exaltação da carnal tradição", este é bastante festejado pelo "público fariseu", faz do zelo religioso sem entedimento, (Rm 10.2);
    - " Ato de estrelismo", muito comum em cantores do mundo gospel, e também em pregadores arrogantes;
    - " Ato de Censura branca", muito comum em pregadores famosos que tratam com indiferença indicações de melhorias e sugestões vindas de pesssoas simples; e
    _ Outros atos similares,etc.
    Como podemos notar, as vezes podem ter muitas "traves" em nossos olhos, (Mt 7.3) e a gente somente enxerga as dos outros.
    Denunciar este modismo de "Ato profético" é necessário, mas,nós assembleianos temos muito que praticar a autocritica de nossa vida cristã,e responder à questões básicas como estas:
    1. As "Dinastias Eclesiásticas" já são uma tradição que tem que ser mantida devido a identidade da denominação? Podem ser consideradas um “Modismo” quase virando mania, que irá depois se estabelecer de vez?
    2.O filho, ou genro, ou ainda um irmão de um pastor presidente, que receberam o dom ministerial, também estão automaticamente predestinados para serem “vices”?
    Deixo aqui estas pequenas reflexões em busca de respostas.
    Um Abraço
    PAULO MORORÓ

    ResponderExcluir
  2. BOm dia irmão Willian, visitando este assunto de atos proféticos pude ver sua opinião, porém ao visualizar seu perfil vi também que você como" SERVO DO SENHOR DISPOSTO A FAZER A SUA VONTADE" CRÊ tmbém em zignos do zodíaco e diz-se ser Libriano. e de cobra...será que este é um princípio bíblico? É preciso antes de julgar os Atos Proféticos do outro, fazer uma retrospectiva de nossas vidas. Apontar o erro do outro e falar mal dele é muito fácil, mas falar de nós...inclusive, ficar de frente ao espelho e nos ver e nos perguntar" SE JESUS ESTIVESSE EM MEUS PASSOS, O QUE ELE FARIA?" Ele postaria algo que fala mal do nosso irmão em Cristo ou ele derramaria amor sobre eles, e falaria a eles com grandes estudos bíblicos a luz da Palavra de Deus! Percebo que no texto em que vc postou, vc ficou magoado, talvez ego ferido, orgulho ferido, porque foi convidado a pregar a Palavra em determinada Igreja que na realidade devido o que foi determinado a fazer naquela noite, o horário não te deu a oportunidade de pregar, ou seja vc se preparou, saiu de casa com esse objetivo e não fez aquilo que se dedicou a fazer, mas isso não lhe dá o direito em dizer que não houve manifestação do Espírito Santo naquele lugar. Quando vc fala Assembleianos Reformados, vc está dando ênfase demasiada a títulos, e no céu não terá títulos...se é Assembleia, Batista, Presbiteriana, Quadrangular...enfim, mas que todos nós devemos levar "Toda e Plena Palavra de Deus a tds os confins da terra. Jo 15:16 nos diz exatamente isso, que fomos escolhidos para que vá, dê frutos e faça com que esse fruto permaneça, e então somente então..."Tudo que pedirdes ao Pai, em nome de Jesus Craisto crendo recebereis...e como é difíciel meu amado, fazer com que o fruto permaneça, convido a vc a refletir, dentre os frutos em que vc conquistou para o Senhor Jesus, quantos deles ainda estão neste caminho, e neste ano, quantos foram consolidados e discipulados, quantos se tornaram discípulos e também se tornaram escolhidos para o "IDE" ou somente estão sentados nos bancos dos templos, sem frutificar????É nisso que precisamos colocar nosso foco para que os dias da volta de Jesus sejem abreviados. Muitas vezes olhamos para o nosso proprio umbigo, e ficamos em nossa zona de conforto.pregar dentro dos templos engravatados, limpinhos muitas vezes até com ar condiconados, poltronas confortáveis é muito fácil, mas sair da nossa zona de conforto, debaixo de sol e chuva, encontrar nas ruas pessoas desesperadas porque não tem onde morar, o que comer, um remédio para tomar, pq existem enfermidades espirituais e físicas/humanas,(pq se assim não o fosse Deus não teria dado a inteligencia ao homem para cuidar dos doentes,(creio tb em milagre- Jesus Cristo Cura tb)mas quem tem levado estas necessidades a esse povo tão carente??? Eles não vem para dentro dos templos, pq se talvez viessem, nem os deixariam entrar por estarem mal cheirosos, sujos e outras coisas mais. Portanto que possamos focar no alvo que é levar o Evangelho da CRuz àqueles que necessitados, não esquecendo dos orfãos e das viuvas, dividir o nosso salário com eles, ao invés de buscar luxurias, reconhecimento e prevalecer o orgulho, que possamos viver Gal. 5:22 a 26. Que o nosso Glorioso Criador "DEus Pai, Filho e Espírito Santo" possa iluminar sua vida e seus passos onde andares, e abir-lhe os olhos, para somar aos Remanescentes que faz parte do Corpo de CRisto o Cordeiro que está sentado no "Trono" (mas não no trono de Davi. Paz seja contigo!
    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
  3. Querida Flor do Campo, Graça e Paz da parte do Senhor Jesus Crista seja para com a sua vida e, espero que o seu exalar possa nos contagiar unido pelo amor que nos une em Cristo Jesus.
    Antes de te responder, quero parabenizar, pela maneira coerente que escreves, vejo que és uma pessoa culta e com uma ótima formação crítica, respeito o seu pensar, alegre fico, pois com os incômodos que nos advêm, nos levam a aumentar o nosso senso crítico e também a pensar melhor e, assim sendo, conseguimos obter uma qualidade de vida espiritual mais sadia, mais sólida, enraizada, e não ficamros como a maioria esmagadora que estão dentro das igrejas/instituições, aprendendo por osmose, ou de carona em testemunhos e experiências vivenciadas por outrem, é necessário desenvolvermos nossas experiências com Deus, debaixo da Graça, deixando todo o LEGALISMO de lado, principalmente como os combatido pelo tópico acima, os JUDAIZANTES, senão já pensou voltarmos a Guardar o sábado, não bastando lembramos dele e, cá entre nós, os homens sendo circuncidados, ai depois, diriam que o sacrifício de Jesus foi em vão, misericórdia! Que Deus nos livre desta vã maneira de pensar errônea.

    Desde já, quero lhe pedir perdão por aparecer em meu perfil, algo relativo a signos, isto ocorreu de forma inadvertida, expresso aqui que Jamais acreditei ou acredito em signos ou em horóscopo, sequer por brincadeira, mas reconheço que inadvertidamente fiz apologia, e te peço perdão por isto, pois vi que se sentiu ofendida, se posso me justificar, ocorreu por quando da criação do blog, não possuir experiência no manuseio do mesmo, mesmo sendo este auto explicativo.

    Quanto a retrospectiva em minha vida, confesso que tenho vergonha de meus atos, pois sou pecador e como o apóstolo Paulo, sempre digo que o bem que quero fazer, não o faço, mas o mal que não quero fazer, acabo sempre fazendo,

    ResponderExcluir
  4. E creio que se Jesus estivesse em meus passos, ele derramaria seu descontentamento com estas práticas, como ocorreu com os mercadores do templo, com todo o seu amor, usou de uma forma por alguns entendidas como abruptas, hoje Jesus em nossos passos, seria para os FARISEUS atuais, um verdadeiro HEREGE, talvez, até mesmo eu, não daria ouvidos pois ele revolucionou e combateu fortemente o LEGALISMO JUDAIZANTE da época, através da RELIGIOSIDADE aparente vivenciada pelos FARISEUS, ESCRIBAS e demais.

    Olha pelo visto seu método de percepção é falho, assim como eu tenho minas falhas vc em seu julgamento quanto a minha pessoa também falhou e falhou feio, olha não atrelo a manifestação do Espírito Santo a minha única pessoa, tampouco o meço pelos gritos alucinados pelos “emocionais” que entram em transe através da hipinotização ou mesmo gritos dos pregadores, eu sou servo do Senhor, para transmitir a PALAVRA, mas sempre Cristo a frente, pois percebe que vc me acha uma estrela e na realidade a estrela é Jesus, portanto, isto que vc salienta JAMAIS ocorreu comigo, quem me conhece e convive comigo sabe que esta questão da unção do microfone não me contagia, principalmente quando ocorrida dentro de igrejas.

    Quanto ao título de meu blog, ser assembeianos reformados, embora eu seja assembleiano por comodidade e conveniênca, mas acima de tudo isto sou cristão e mantenho laços fraternos com os demais irmãos de outras igrejas e denominações. Não me refiro a instituição Assembléia, me refiro a reunião reformada, e no post que republiquei, falei com propriedade sobre este modismo que está a adentrar a Assembléia de Deus por estar a fazer parte desta igreja que tem sido infestada pelos amantes da teologia da properidade, da confissão positiva, onde estão a trazer práticas judaizantes pra dentro de nossos cultos, com o objetivo maior de angariar fundos para a mantença de alguns mercenários da fé, onde negociam a fé do povo, alguns com mensagens até entituladas como “NEGOCIANDO COM DEUS”, rsrsrs.
    Creio que a SALVAÇÃO é mediante a fé, e no céu realmente não haverá placas de igreja, quanto aos frutos se vc tiver a oportunidade de conhecer a mina vida pessoal poderá ver os frutos, portnto não me atenho a isto até mesmo para não subir a cabeça como tem acontecido com a maioria que presencio dentro do ministério, pois o serviço é cristão e o culto é Crsitocêntrico
    Quanto ao seu pensar que devemos sair de dentro dos templos, deixarmos a zona de conforto, concordo com vc e isto tenho apregoado sempre, vc precisa me conhecer melhor e ver os projetos que estão em andamento incluiive em parceria com outras denominações e também com missionários pelo mundo afora, não farei menção aqui, pois creio que é nosso dever ajudar.

    Mas aqui percebo que seu desabafo é contra a hipocrisia apregoada dentro das igrejas, pela falsa boas ações praticadas e inércia quanto a evangelização e ação social, concordo com vc, e verás que meu apregoar é contra esta institucionalização déspota que vivenciamos dentre as igrejas que se dizem evangélicas, sejam tradicionais, pentecostais e principalmente nas neo-pentecostais.
    Poderia aqui neste tema me ater debatendo com vc dando nomes e expondo algo que não acrescentaria a sua fé, apenas a deixaria mais incrédula em relação a administração eclesiástica, mas reitero que combati, combato e combatei, a verdades teológicas, principalmente as apregoadas pelas igrejas neo-pentecostais, vc até pode dizer que elas estão a crescer e eu te digo que nem todo aquele que diz, SENHOR, SENHOR, que opere milagres e maravilhas, entrará no Reino dos céus, principalmente os que conhecem a VERDADE e a deturpam por mera conveniência pessoal e financeira. Vc deve conhecer alguns assim.
    Também finalizo pedindo ao bom Deus Eterno e Imutável que continue a nos dar discernimento espiritual e conhecimento maior de sua PALAVRA para como soldados, continuarmos a combater o bom combate da Sã Palavra, que Ele nos guarde e os dê força para continuarmos na perseverança dos santos até Ele nos chamar ao repouso eterno.

    Soli Deo GLoria

    ResponderExcluir
  5. Querido você que não acredita em atos proféticos
    deve ler a bíblia com mais atenção, a bíblia é recheada de atos proféticos do antigo ao novo testamento.
    até a morte de Jesus na cruz foi um ato profético que os profetas tinham profetizado a anos.
    se você não acredita em atos profeticos você também não crer em profecias e quem não crer em profecias não crer nos profetas e nesses ultimos dias DEUS levatará profetas para profetizar e fazer atos profeticos.

    ResponderExcluir
  6. Não foi um ato profético que os profetas tinham profetizado a vários anos. Foi na verdade uma profecia. Profecia é diferente de ato profético querido.
    Graça e Paz querido, excelente postagem, Jesus Cristo não morreu, e sofreu, e ressucitou ao terceiro dia, pra nós ficarmos ungindo nossa casa com a Bandeira de Israel. O povo deve abrir seus olhos e se converter verdadeiramente a Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!