3 de agosto de 2011

Quando palavras, não expressam a nossa dor!





Querido leitor, Graça e Paz de Jesus Cristo seja abundante em vosso viver!

Quero em poucas palavras, meditar com você no livro de Jó, capítulo 16, versículo 6, que nos diz; “Se eu falar, a minha dor não cessa; se me calar, qual é o meu alívio?”

E no versículo 7, continua em seu discurso: “Na verdade, as minhas forças estão exaustas; tu, ó Deus, destruíste a minha família toda”.

Quantas vezes não somos acometidos em nosso viver diário com estas angústias, que por vezes, guardamo-as conosco, achando que irá passar e queremos então, resolvê-las em silêncio, sem de pronto as apresentarmos à Deus, deixando isto por fazer, como última opção, depois de várias cabeçadas, aí reside o problemas, pois poderemos estar com as nossas forças minadas, fé danificada.

Querido leitor, se você está a atravessar este período, ouse pela fé em Cristo Jesus, em apresentar as suas dificuldades à Ele por intermédio da oração, com súplicas, com ações de graças, conforme nos exorta o Apóstolo Paulo na Carta aos Filipenses, 4.6.

Portanto, mude pela fé, a vossa maneira de pensar, Paulo diz aos Filipenses no capítulo 4.8, para pensarem somente no que é verdadeiro (você sabe o que é verdade em sua vida e que esta turbulência, não procede da verdade, é uma armadilha de Satanás para roubas a sua alegria, minar a sua fé, querendo destruir-te, podendo levar até a uma morte espiritual), pensar no que é respeitoso, (respeitar é render honras, e isto devemos render à Deus, adorando-o em espírito e em verdade, demonstrando nossa submissão à soberania dEle em nosso viver), pensar em tudo que é justo ( Jesus é a nossa justiça, portanto pense sempre em Jesus que tudo sofreu por mim e por você, Ele é o autor e consumador de nossa fé, que nunca pecou, mas se pecado por nós, para que nEle fôssemos justificados), pensar em tudo que é puro (Jesus é o nosso exemplo de pureza), pensar em tudo que é amável (a maior ordenança de Jesus, é para amarmos à Deus primeiramente então ame-O de todo o seu coração, força, alma, mente, com todo o seu ser), pensar em tudo que é de boa fama ( é a comunhão dos santos, compartilhando, ouvindo e lembrando dos testemunhos dos santos), observando que, se em seu pensar dúvidas surgirem, verifique se a sua maneira de pensar, exala alguma virtude e se poderás louvar à Deus, que este pensar, seja então, a vossa ocupação.

Ocorre querido leitor, que nas lutas diárias, as nossas forças parecem minar, acabam levando-nos a um desânimo, mas que você possa observar a vida de Jó, o qual não desanimou-se, tanto que nos últimos versículos deste capítulo, ele começa a enxergar uma nova história, uma saída, para a sua situação, onde um pensamento começa a tomar forma, e na sua mais profunda angústia, Jó tem a visão de um advogado e de uma testemunha celestial, sabemos conforme I João 2.1, que temos um advogado diante do Pai, que nos defende das acusações, se pecarmos, ou seja, querido leitor, se você também passa por apuros, angústias, questionamentos que com palavras não resolvem, saiba que Jesus é também o seu advogado.

Assim a oração, que é o nosso diálogo para com Deus, onde Jó a exercitou e foi esta, respondida, você pode fazer o mesmo, crendo que Deus responderá ao seu clamor, até porque, o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis, portanto, clame, não se cale, apresente ao Senhor o seu lamento. Ele traduz o seu gemido, a sua dor.

Como a oração de Jó foi ouvida e respondida, através do Advogado nosso, que é Jesus Cristo, o qual pleiteia por nós, conforme Hebreus 7.16, que diz: “Constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel”. Veja que não é constituído segundo mandamento carnal, que é temporal, regional, modal e muitas vezes até pessoal em razão de credo, cor, status, etc., mas constituído conforme a imutável vontade de Deus.

E que você como Jó e também o relatado no Livro de Lamentações 3.58, que diz: “Pleiteaste, Senhor, a causa da minha alma, remiste a minha vida”, passe a descansar, crendo que, o Senhor é o seu advogado que vem a te defender de toda situação, por mais difícil que estejas a passar, desde que, humilhe-se na presença dEle.

Portanto, por mais que palavras lhe faltem, ou mesmo que estas não venham a amenizar a sua dor, mas se você também se calar não terás alívio, mas se você confiar em Deus, levando todo o vosso pensamento cativo à Cristo Jesus, saiba que terás resposta e alívio para vossa alma, pois Ele é o nosso refrigério, o nosso consolador, derrame-se na presença do Senhor, tenha fé, ouse e serás um vencedor.

Que o eterno e imutável Deus continue a falar melhor em vosso coração.

No amor do Pai,

William Pessôa

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Muitas vezes as palavras não conseguem explicitar aquilo que o nosso coração sente, ou mesmo nós não encontramos a palavras certas para definir os nossos sentimentos, a isso, devemos nos lembrar que há um Senhor constituído acima de todas as coisas, que nos ama e nos entende e nos atende, desde que a Ele clamamos.É necessário pedirmos a Ele o bálsamo e a purificação para os nossos lábios.
    Que bom começar o dia com uma palavra como essa, parabéns, continue se doando pra o Senhor.
    Alessandra Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Me lembrei dessa poesia, onde, ainda assim, as palavras são vazias. (...)
    Exaustão

    Um turbilhão de pensamentos
    Negros, amargos, indescritíveis.
    Muitos, muitos são os sentimentos,
    Chagas,feridas, hematomas infalíveis.

    Necrose da alma fatigante
    Flecha profunda e cruel
    Invisíveis ao olhar vacilante
    Água ou fogo? Inferno ou céu?

    Doses embevecidas de furor
    Hesitação sem limites
    Insígnes diante da dor,

    Sentidos sem voz e sem ouvintes
    Austeridade que a vida exaspera.
    Vago ou preciso? Anjo ou fera?
    (Alessandra Fernandes)

    ResponderExcluir
  4. é mesmo assim só Jesus sabe o que tenho passado.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!