25 de outubro de 2008

Atualidades e, mais importante, John Piper


Estou aqui em um ritmo intenso de trabalho.
Enquanto isso, escolhi alguns textos importantes:

- Sobre os dois boxeadores que fugiram e algumas informações recentes sobre Cuba: Fuga do Paraíso, Ipojuca Pontes;

- Sobre a manifestação contra o governo Lula na Avenida Paulista: Resistam ao peso..., Reinaldo Azevedo;

- Uma recente descoberta teológica, graças a meus queridos amigos Juliana Portella e Franklin Ferreira: digite John Piper na seção de busca do site Monergismo, opção "autor", e escolha pelo menos um entre os 61 textos que aparecem na tela.

Tenho assistido a alguns vídeos de Piper, da série Battling Unbelief (Enfrentando a Descrença), que está para sair no Brasil com legenda em português (os meus estão com legendagem em inglês e espanhol).

Fique de olho!

A primeira coisa que me chamou a atenção nessas pregações de John Piper foi o modo tão pessoal com que ele se expressa no púlpito. Você tem a nítida impressão, oposta à de tantos pregadores expostos e incensados na mídia televisiva, de que ele não adotou nenhuma persona - ou segunda personalidade - para estar ali.

Seu vocabulário não é padronizado, seu jeito de falar não é teatralizado, a expressão de suas emoções não segue nenhum tipo de linguagem televisiva especialmente concebida para tocar o público. Além dessa imagem de autenticidade que ele passa, algo por si só extraordinário se pensarmos nos cansativos espetáculos e micagens oferecidos por tantas igrejas de nossa época, Piper pontua tudo o que diz com extensas citações bíblicas, mostrando solidez teológica sem parecer impessoal ou distante.

Essas duas características são, de fato, conscientemente adotadas por ele, que ainda as aconselha a todo crente que deseja "ensinar e pregar o calvinismo":

- Regozije-se por causa das críticas.
Aquele que conhece e descansa na soberana graça de Deus deve ser o santo mais feliz.
Não seja um anunciador amargo, melancólico, hostil ou falso para a glória da graça de Deus. Louve-a.
Regozije-se nela.
E não deixe que se torne um espetáculo.
Faça isto no seu quarto secreto até que isto seja derramado sobre o púlpito e áreas públicas.- Não cavalgue sobre o que não está no texto.
Pregue exegeticamente, explanando e aplicando o que está no texto.
Se isto soar Arminianismo, que soe Arminianismo.
Confie no texto e o povo confiará em você por ser fiel ao texto.

Que Deus abençoe essa nova geração de pastores para que compreendam que tudo o que é pedido deles no púlpito é a pregação fiel da Palavra aliada à singeleza de um coração genuinamente convertido.

Para isso, não é preciso nenhum brilho adicional, nenhuma artimanha a mais.
Basta preparar-se em estudo e viver pela fé, até que a pregação seja conseqüência de um inteligir e um experenciar que se harmonizam e se aproximam cada vez mais da plenitude de uma vida com Deus.
Mais sobre Piper (em inglês): http://www.desiringgod.org


Fonte:http://normabraga.blogspot.com/2007/08/atualidades-e-mais-importante-john.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!