13 de dezembro de 2008

Pastor: Seus Problemas e Valor


Um livreto que recebi da RBC (O seu pastor e você) traz uma proposta bem atual: valorizar os verdadeiros pastores.
Richard W. de Haan coloca, logo no início, sobre a relação entre o pastor e sua igreja:

se o pastor é jovem, não tem experiência; se o seu cabelo é grisalho, é velho demais para as pessoas jovens.
se tem 5 ou 6 filhos, tem demais; se não tem nenhum, está dando mau exemplo.
se condena o que é errado, começa a irritar; se não prega contra o pecado, eles reivindicam que ele está se comprometendo.
se prega a verdade, é demasiado ofensivo; se não apresenta "o conselho completo de Deus" é um hipócrita.
se dirige um carro velho, está envergonhando a sua congregação; se compra um novo, está criando afeição pelas coisas deste mundo.
E ele dá muitos outros exemplos...

De Haan se baseia no seguinte trecho do evangelho de João para resgatar a figura do pastor:

Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, (Jo 1, 6-8).
um homem: o pastor é um ser humano, tem suas próprias limitações. Mas sua audiência, vez por outra, solta um: "Nosso pastor é bom, mas...".
enviado por Deus: em Paulo, temos "porque não há autoridade que não proceda de Deus". Ainda mais uma autoridade que fala a respeito de Deus...
veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz: um ponto também muito importante para os dias atuais. Se o pastor não se coloca sob a autoridade da Bíblia e não proclama a vida de Cristo (e seus valores e sua ética) e a vinda do Reino, então ele não é pastor. Mas, sendo um pastor verdadeiro, ele é mais uma testemunha e a sua igreja deve também testemunhar a luz através de orações, atos e palavras de apoio entre seus membros e seu líder. A congregação é chamada para contribuir com seus conhecimentos e corações, não deixando seu pastor sobrecarregado e sozinho.

Para encerrar:

E hoje, sempre que você encontrar uma igreja com um pastor nascido de novo e dedicado, que se entrega com fidelidade à oração e ao estudo e pregação da Palavra, você vai descobrir uma comunidade de crentes que cresce, espiritual e vibrante. Mas quando uma congregação coloca tais exigências minuciosas sobre o seu líder, de que ele deve estar presente em toda reunião de comitê, em todas as atividades de comunhão e ser ativo em uma miríade de eventos cívicos, a ponto de sua vida de oração e de estudo da Bíblia ser interrompida, você vai encontrar uma igreja letárgica, morna, fria ou morta.

Fonte: http://nanieateologia.blogspot.com/2008/11/pastor-seus-problemas-e-seu-valor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!