4 de novembro de 2008

O que a nova geração espera - ainda creio em modelos.

Um líder de uma denominação histórica escreveu há alguns meses atrás um artigo alegando que os seminaristas são uma geração sem hérois:

Eu discordo! Discordo com todo respeito ao articulista, mas creio em um slogan antigo de uma emissora de televisão: "Quem procura, acha".

Eu acredito que Deus tem mantido Elias entre nós, aqueles que não dobraram o joelho a Baal.

Antes de argumentar, gostaria de definir o que conceituo como nova geração.

Podemos imaginar jovens com menos de 30 anos que são seminaristas, pastores, professores de escola dominical ou servos do Senhor em suas igrejas locais que já ocupam posição na frente de batalha pela fé e jovens cristãos que querem mergulhar mais na Palavra de Deus.

O que escreverei aqui é resultado de conversas com amigos pessoais e virtuais que se encontram na mesma condição que eu.

Alguns discordarão, outros concordarão, alguns acrescentarão e outros concordarão em parte.

Mesmo assim, serei ousado em destrinchar os pontos no plural.

Só não citarei nomes dos servos no Brasil para não parecer bajulação, mas "quem procura , acha".

1 - Esperamos que os líderes sejam HUMILDES e SERVOS. Que saibam servir ao povo que ministram. Que não usem o povo evangélico para aparecerem ou se auto-promoverem. Que o caráter deles possam espelhar o modelo de Jesus Cristo para serem imitados (1 Co 11:1). Que vivam aquilo que ensinam.


2 - Esperamos que os líderes sejam fiéis ao ensinamento da Palavra de Deus. Que se apeguem a inerrância e suficiência das Escrituras com todo vigor para ensinar todo conselho de Deus. Sim, de maneira contextual, conhecendo a carência de nossos "brasis" parodiando o antropologo Roberto daMatta, mas com fidelidade as Escrituras como revelação proposicional de nosso Deus. Que a cada pregação ou ensino deles, tenhamos mais vontade de ler e estudar com profundidade a Palavra.


3 - Esperamos que os líderes combinem erudição e conhecimento intelectual/acadêmico com piedade e serviço a Jesus Cristo. Que o estudo e o poder do alto andem lado-a-lado na vida desses servos. Não sejam nem pietistas d+, esquecendo o estudo, ou mero diletantes intelectuais sem levar em conta o ser "cheios do Espírito" (Ef. 5:18).


4 - Esperamos que os líderes nos contagiem na espiritualidade e nos incentivem a orar mais. Que nos ajudem a sermos quebrantados diante de Deus entendendo que tudo é pela graça (parodiando Spurgeon).


5 - Esperamos que os líderes amem a igreja de Cristo, as igrejas locais e nos incentivem a ama-las como projeto de Deus. Que sejam discernidores dos problemas e conflitos e não meros críticos em postura de "adolescente" (tipo Nieztche, que em suas críticas parece mais um rebeldezinho!).


É por ai! Se alguém tiver mais idéias sobre outros pontos positivos, sinta-se a vontade para escrever no comentário. Eu acredito que homens aqui no Brasil tem sido modelos nessas áreas em suas vidas, pregações, aulas e escritos. Claro que eles são imperfeitos e pecadores em sua natureza carnal. Perfeição é só na glória! Mas existem , pela unica e infinita graça de Deus, imitadores de Cristo no evangelicalismo de nosso país. "Quem procura ,acha!". Só não citarei nomes para não parecer bajulação, mas que existe , existe!


Que Deus levante "profetas" (no sentido de proclamadores) em nosso país para alertar o povo de Deus frente a baal e aos "outros" falsos deuses e ídolos que aparecem a cada dia.

fonte:juandepaula.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!