19 de abril de 2011

As bacias da vida, em qual delas farás uso?

As bacias da vida, a bacia da diferença e a da indiferença


 
Querido leitor, quero compartilhar contigo este devocional sobre duas das bacias da vida e, que possas refletir em qual delas farás uso!

Que este simples texto venha sob o agir divino tocar profundamente em seu coração.

Tomaremos como textos S. João 13.5 e Mateus 27.24, para melhor ilustrarmos sobre as duas bacias, uma representa a bacia da diferença e a outra a bacia da indiferença. A primeira é a bacia utilizada por Jesus e a outra é a bacia utilizada por Pilatos.

Que possamos observar a importância em lavarmos os pés e não as mãos. Os pés são os que nos levam a caminhos diversos, como Paulo disse aos nossos irmãos em Éfeso, que devemos nos calçar com a preparação do evangelho.

Em S. João 13.5 diz: “Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhes com a toalha com que estava vestido”.

Este versículo, versa sobre a bacia de Jesus qual é a bacia da diferença, da humildade, a bacia da negação do “eu”, a bacia da renúncia, a bacia do amor à Deus e ao próximo. Observemos que Jesus, antes de deitar água na bacia, ele mesmo já assentado à mesa, levantou-se da ceia, despiu-se de sua túnica, tomou uma toalha, cingiu-se e com esta mesma toalha enxugou os pés dos discípulos. Com este ato Jesus já diferenciou de todo o cerimonial usado nas refeições, como de costume à época, pois deveria lavar os pés ao entrar na casa, antes de se assentar à mesa, mas Jesus quis chamar à atenção de todos.

Esta atitude de Jesus representa a sua humildade em que, ele se desfez de tudo o que tinha, que era a sua túnica, e o que recebera naquele momento, a toalha, que mesmo sendo emprestada, ele a usou para dividi-la e enxugar os pés dos discípulos. Um exemplo de altruísmo, de compaixão, de submissão, de humildade, de amor ao próximo.

O que nos chama a atenção é apenas que, o mesmo objeto pode ter sido usado para fins diversos, um para demonstrar a diferença e o outro para demonstrar a indiferença.

O mais intrigante ainda é que os fins usados na bacia, seja para a demonstração pública de diferença, seja para a demonstração pública também de indiferença, ambas observaram os ritos religiosos e estabelecidos nos mandamentos. A bacia da diferença demonstrou em um ato sublime de humildade claramente o amor ao próximo, ao nosso semelhante e, a sua respectiva preocupação. Já a bacia da indiferença, nos mostra que mesmo seguindo os ritos religiosos, utilizado com meia verdade, utilizando de textos isolados, levam a pretextos para heresias e pecados vis, como o que aconteceu com Pilatos, portando-se como um ancião,  ao lavar as suas mãos, quis transferir a responsabilidade e assim, ficar livre do sangue de Jesus, demonstrando a sua indiferença para com o Mestre, mesmo Deus já falado por sonhos com a sua esposa, mas nem assim este deu ouvidos.

O texto em Mateus 27.24 diz: “Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste (justo); fique o caso convosco!”

Pilatos pensou estar a cumprir com o exposto em Deuteronômio 21.6-9, onde era lavada as mãos sobre a novilha desnucada no vale, pelos anciãos, quando o homicida era desconhecido, onde a novilha era reputada como substituta do homicida desconhecido.

Aqui no caso de Pilatos, não tínhamos homicida e, sequer, se houvesse crime imputado em Jesus, Jesus não era desconhecido, pois as suas obras eram públicas e notórias e Pilatos não era um ancião. Pilatos quis utilizar-se de um argumento bíblico, para justificar a sua atitude e, assim agradar aos judeus e dizer que de certa forma ele também observava a lei. Não nos esqueçamos, aqui reitero que, textos isolados e mal interpretados, são pretextos para heresias diversas.

Mas querido leitor, quero trazer à vossa memória que, devemos sim nos lavar na bacia da diferença, pois, se hoje estamos em Cristo, já fomos lavados, regenerados, justificados, então devemos buscar a nossa santificação pessoal, pois sem a mesma, jamais conseguiremos ver a Deus. E os pés, nós devemos calçar os pés com a preparação do evangelho da paz. Onde nós devemos nos submeter a vontade Cristo em primeiro lugar, lavando os pés do nosso próximo, calçando-os com a preparação do evangelho da paz, que outrora em nossas vidas, fomos calçados.

Pilatos não quis tomar partido, preferiu transferir a responsabilidade, agora querido leitor, pergunto a você sobre como tens se portado, quando estão a crucificar a Cristo, a difamá-lo, você o tem defendido e pronto para morrer com Ele ou, tens e esquivado, transferindo a responsabilidade e agido com total indiferença, com descaso? Reflita nisso, esta transferência de responsabilidade, de indiferença, ocorre não somente nas grandes coisas, mas também, nas mínimas coisas corriqueiras, nas que damos até menor importância, mas não se esqueça faça você também a diferença, neste mundo tenebroso, brilhe a luz de Cristo em seu viver e em vida daquelas que estiverem à sua volta.

É necessário desfazermos da bacia da indiferença, não a utilizarmos jamais, pois a bacia de Pilatos é uma bacia egoísta, que pensa somente em si, em seu reconhecimento, engradecimento pessoal e político, deixando-o notório, com visibilidade e amizade com o mundo, mas nós devemos sim, como verdadeiros cristãos utilizarmos sim, sempre, da bacia de Jesus, da bacia da diferença, humildade, em que temos que nos despir de tudo, renunciarmos nosso eu, nosso ego, o reconhecimento público e social, além disto, temos que por fim, nos abaixarmos além da altura do outro, nosso próximo, em sinal de total submissão, compadecendo-se deste e compartilhando o amor ao próximo, exercitando-o com alegria, gratidão ímpar no coração.

Querido leitor que possamos rejeitar sempre a bacia da indiferença, que busca a amizade do mundo, mas em contrapartida nos traz a inimizade de Deus, donde virá como resultado desta ação, a justiça e a ira divina para os tais que assim procedem.

Que Deus nos ilumine sempre, nos agracie que venhamos a não somente aceitar, mas também a praticarmos o uso da bacia da diferença, através do grande exemplo deixado por Jesus para nós, em um ato de amor, de humildade, de submissão, ajudando e preocupando-se com o nosso próximo, sendo então imitadores de Cristo Jesus.

Sei que às vezes, temos vontade de fazer uso da bacia da indiferença, até dizemos que o que está a acontecer não é problema nosso, ele que se dane, ou coisa afim, mas como cristãos possamos demonstrar o exemplo deixado por Jesus, desprezando a bacia da indiferença e usarmos com toda a nossa força, entendimento e coração, a bacia da diferença, que é a bacia do amor, da comunhão, do altruísmo e então, que desta bacia venhamos a tomar posse em todos os nossos dias de nosso curto viver, mas que assim sendo, seja esta uma prática diária, imitando a Cristo. Deixando nós, imitadores de Cristo, que o mundo continue a usar com naturalidade a bacia da indiferença, mas não se esqueça Cristo no chamou para fazermos a diferença, pois somos a luz deste mundo em trevas, somos também o tempero. Mas neste deixar devemos sempre estar a alertá-los sobre a importância do uso e efeito causado através da bacia da diferença.

Que o Senhor Jesus que já te tens lavado em seu sangue puro e carmesim, te dê graças para que assim como os seus pés foram e estão sendo lavados diariamente, possas auxiliar aos outros neste proceder, continue a ate abençoar nessa peregrinação, concedendo-lhe graça, paz e misericórdia, que só Ele pode nos dar.

No amor do Pai,

William Pessôa

2 comentários:

  1. Bela postagem, meus parabéns! Muito instrutivo e inspirador.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Mensagem que precisamos colocá-la em prática, hoje mais que ontem e amanhã mais que hoje.Necessito dessa bacia, da diferença.É muito fácil lavar as nossas mãos, bem verdade, mas os pés dos outros? Isso é muito profundo.Jesus nos mostra o seu amor a todo instante, nas mínimas coisas vemos a sua grandeza e humildade.Devemos segui-lo sempre.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!