13 de março de 2011

A destruição do soberbo




“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá da fé” Hc 2.4

Querido leitor, a espera, a ansiedade por uma resposta, por uma intervenção, leva estes dois a terem um modo de vida totalmente oposto entre si.

O soberbo como diz o versículo, não tem segurança, pois tem andado em caminhos tortuosos e obscuros, já o justo, este consegue andar em caminhos de luz, iluminados por Deus, por isso viverá, pois deposita a sua fé, confiança em Deus, não anseiando por coisa alguma, pois tem descansado a sua alma no Criador.

Esta ansiedade experimentada pelo soberbo, pelo homem mau, demonstra uma grande falta por este cometida, qual seja, a tortuosidade de sua alma, sim, pois nos afirma o versículo que a sua alma não é reta, então ela é tortuosa, não é paciente, não deposita sua fé no Criador, portanto, deixa o soberbo impaciente, demonstrando assim, o seu orgulho, o seu rompante, onde quer determinar o agir de Deus em sua vida, como se fosse seu empregado.

Este orgulho, nada mais é que a natureza adâmica que carregamos dentro de nós, portanto, para exercitar a nossa fé, é necessário sermos imitadores de Cristo, por conseguinte, renunciarmos o nosso eu e deixarmos que Cristo aflore em nosso ser.

O orgulho, nos deixa inchados, semelhante ao soberbo, ao homem mau, cheio de nós mesmos, egocêntricos, levando-nos à falsa sensação de poderio, de acharmos na condição de darmos ordens a Deus, e que Ele deve nos responder ou agir em nossas vidas no nosso tempo, no nosso querer, contrariando assim, até a oração que Jesus nos ensinou “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus”.

Este sentimento nos deixa como o acontecido com Asafe, quando escreveu o salmo 73, desacreditado, irracional e iracundo, mas ao voltarmos para o escrito de Jeremias no capítulo 18, lembramos que somos vasos de barro, sendo moldados nas mãos do Oleiro, que nos molda conforme Ele quer, para a utilidade que Ele tem preparado para cada um de nós.

Já o homem justo, este descansa em Deus, demonstrando assim, a sua submissão, a sua humildade, a sua real confiança em Deus, seja em momentos oportunos ou não, sendo este devidamente caracterizado nas adversidades, onde o justo descansa e espera em Deus, por isto, ele vive, é abençoado, como disse Jeremias 17.7, bendito é o homem que confia e que cuja esperança é o Senhor, este vive pela fé, acreditando nas coisas que não se vêem, mas seguem crendo, esperançosos no Salvador.

Querido leitor que possas você também ser abençoado pelo Senhor, onde venhas a viver pela fé, que Ele implanta em seu ser, assim sendo, poderás após a sua entrega a ele, descanse e espere que a provisão chegará em seu viver e o nome Dele ser glorificado.

Que Deus continue a agraciá-lo na caminhada cristã, fortalecendo-o para que prossigas na perseverança dos santos, exercitando a cada dia a sua fé, qual tu tens depositada em Deus.

No amor do Pai,

William Pessôa

Um comentário:

  1. Olá irmão Willian, a paz do Senhor!

    Eu fiquei feliz ao ler seu comentário em meu blog. É muito bom saber que tem alguem que se identifica com a gente. Você também é assembleiano?! Gostaria de saber como tem sido a atitude dos irmãos ai com relação a isso. E o ministério, aceitaram pacificamente? Não quero invadir sua privacidade, apenas gostaria de que o irmão me aconselhasse a esse respeito. Será que é possivel ser um proponente da fé reformada e permanecer na AD?

    A paz do bom Mestre!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!