19 de março de 2011

Sentimentos que nos levam a afastar de Deus




Querido leitor, sentimentos que o inimigo usa para nos afastar de Deus, são de várias formas e as investidas são desde as mais sutis até as mais pesadas e dolorosas.

Mas neste breve discorrer sobre o assunto em voga, quero trazer à vossa memória cinco sentimentos que o salmista Asafe teve quando estava no lado de fora do tabernáculo, chamando o povo para vir a adorar a Deus, onde tomaremos por base o disposto no Salmos 73.

Dos cinco sentimentos que faremos menção, expostos estão a seguir:

Primeiro sentimento sofrido por Asafe: SENTIMENTO DE INVEJA, o salmista Asafe, no versículo 3, diz: “Pois eu INVEJAVA os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.

Este sentimento quando alimentado dentro de nosso coração, leva-nos não somente à morte física, mas também a morte espiritual, lembremos da história de Caim e Abel, quando Caim matou o próprio irmão por pura inveja, conforme relatado em Gênesis 4.7-8. Que não venhamos a alimentar este sentimento dentro de nossos corações.

Segundo sentimento sofrido por Asafe: SENTIMENTO DE INUTILIDADE, este sentimento relatado pelo salmista nos versículo 13, onde deixou registrado: “Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência”, e assim, começa a perseguir nossos pensamentos, levando-nos a pensar que somos derrotados, mas que repreendamos este sentimento, pois Cristo tem implantado em nós o sentimento de utilidade, de vitoriosos pelo poder que Ele nos concedeu. Se você tem ou teve em algum momento de sua vida este sentimento, não se assuste, mas tenha forças, peça a Deus auxílio para combatê-lo, pois vários personagens da Bíblia Sagrada, tiveram este sentimento de fracassado, derrotado, mas Deus proveu a vitória, observemos a história de Ana, mulher temente Deus, mãe do Profeta Samuel, conforme escrito está no livro de I Samuel 1.6, onde Ana, sentiu-se fracassada, humilhada por sua companheira e até pelo sacerdote foi incompreendida, por não poder ter filhos.

Querido leitor, afaste este sentimento de sua vida em nome de Jesus, faça como fez o apóstolo Paulo, na sua recomendação aos irmãos ali em Corinto, conforme registrado está em I Coríntios 15.9-10, quando ele afirma que: “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Cristo. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e sua graça que me foi concedida, não se tornou em vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo”.



Terceiro Sentimento sofrido por Asafe: Sentimento de opressão, de aflição, observemos o relatado no versículo 14: “Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado”, quanto a este sentimento faço menção ao que o pregador escreveu no livro de Eclesiastes 7.8, onde nos afirma que: “A opressão faz endoidecer até o sábio e, o suborno corrompe o coração”. A aflição contínua deixou muito atormentado o salmista, pois além de contínua, a cada manhã, a cada raiar do sol em sua vida, recebia castigo, então o seu viver diário era de aflição, sofrimento.

Querido leitor este sentimento quando está posto em nossa nossa porta, nos deixa de sobremodo angustiados, inquietos, tirando a nossa paz, trazendo cansaço, fadiga, não só em vida física, mas também em vida espiritual. Que possamos olhar para Cristo que é o autor e consumador de nossa fé, para que este quadro seja repentinamente expelido de nosso viver.

Quarto Sentimento sofrido por Asafe: Sentimento de perturbação, versículo 16: “Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim”, ou seja o salmista, por si só, não conseguia compreender a situação vivenciada em sua vida, o Salmista Davi também experimentou situação idêntica à de Asafe, tanto que foi relatada no Salmos 42.5, onde ele perguntou à sua alma, pois não conseguia entender: “Por que estás abatida ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei”, observemos que em meio a tormenta vivenciada pelo salmista, ele ainda esperava em Deus por um livramento e pelo alívio que tanto esperava, que você também possa esperar em Deus, afinal, Ele é a nossa única esperança.

Quinto Sentimento sofrido por Asafe: Sentimento de ignorância, de ser irracional, no versículo 22: “eu estava embrutecido e ignorante; era como um animal irracional à tua presença”. Este sentimento quando guardado e exercitado dentro do ser humano, principalmente, dentro da vida do cristão, o leva a blasfemar, a praguejar até mesmo ao Criador, sim pois deixa-se cegar pela dificuldade vivenciada e ao invés de agir pela fé, fica cético e sem conseguir raciocinar, por isso, comete tal barbariedade.

Mas querido leitor, graças a Deus que nos alerta e sempre traz uma mensagem aos nossos corações, para nos alentar, nos renovar, abrir os nossos olhos e ouvidos espirituais, bem como, trazer juízo, raciocínio cristão de volta ao nosso viver, para assim o nome Dele ser glorificado em o nosso viver diário e constante.

Acredito que quando Ana, mãe do profeta Samuel, estava orando e foi interpelada pelo sacerdote Eli, ela só não praguejou, pois estava dentro da casa de Deus, mas imagino que o sentimento por ela experimentado, naquele momento específico, foi de ignorância.



Por fim, querido leitor, se você se identificou com um ou até mesmo com os sentimentos descritos aqui neste breve texto, não se assuste, pois além do salmista Asafe, o apóstolo Paulo, também os experimentou em seu viver, tanto que relatou em I Timóteo 1.13: “a mim, que, noutro tempo, era blasfemo e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade”. Já no versículo 16, Paulo diz: “Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna”.

E se você leitor, está passando por várias tentações, tribulações, tormentas em sua vida, faça como disse Tiago no Capítulo 1.2: “Meus irmãos, tende pro motivo de toda alegria o passardes por várias provações”.

O Salmista Asafe encontrou Alegria, conforme relatou no versículo 17: “Até que entrou no santuário de Deus e atinei eu o fim deles”. Ou seja, meu nobre e estimado leitor, que você se aperceba que está do lado de fora do tabernáculo, por isso sente-se inseguro, desprotegido, mas pela fé, ouse adentrar no santíssimo lugar e contemplar a formosura de Cristo, onde a sua luz, não há variação alguma, conseguirás então, contemplar a formosura do Pai, e estes sentimentos serão exterminados de seu viver e passarás então a gozar perfeita paz, pois Deus dará alento ao seu vier, concedendo a você misericórdia, graça e paz, passando então a viver a plenitude de vida que o Senhor tem reservado para você e assim o nome dele ser glorificado continuamente em sua vida.

No Amor do Pai,



William Pessôa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!