16 de março de 2011

A perfeição cristã




Filipenses 3.15 – Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.



Gênesis 17.1 – Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.



Mateus 5.48 – Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.



Hebreus 6.1-3 – Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isto faremos, se Deus o permitir.



Hebreus 13.20-21 – Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.



Querido leitor, necessário é para cada um de nós, aprendermos a andar na perfeição de Deus, que é o andar, o viver na presença de Deus.



E o quão difícil é para nós ser perfeito, uma vez que somos imperfeitos, impuros, pecadores, corruptíveis, até muitas vezes incrédulos em relação à perfeição divina.



Precisamos observar com atenção, praticar a fé de Abraão, andar na presença de Deus e ser perfeito, colocando a nossa esperança na promessa que Ele nos fez, acreditando naquilo que não se vê, exercitando a fé em Deus em todo o momento.



Observemos qual fora a atitude corajosa de Abraão, pois Deus o chamou e ele demonstrou em primeiro lugar, ser uma pessoa humilde, obediente e não apegada às coisas materiais, saiu de Ur dos caldeus, seguindo a Deus sem direção certa, humanamente falando, mas seguindo e obedecendo fielmente à voz de Deus, mas Abraão descansava na proteção do Mestre. No capítulo 15 do livro de Gênesis, Deus se revelou a Abraão e lhe fez grandes promessas e Abraão creu, por esta atitude de fé, esta crença no Deus Todo Poderoso, Abraão foi considerado justo. Pois acreditou naquilo que não via, mas temeu e obedeceu.



Querido Leitor ao observarmos atentamente o capítulo 16 do livro de Gênesis, onde Deus prometeu dar a Abraão semente como as estrelas do céu, mas observe um detalhe, Abraão não tinha filho algum e já contava com mais de 80 anos de idade, já era idoso, o sonho observado pela ótica humana tinha morrido, pois o casal era mui idoso, mesmo assim creu Abraão em Deus.



Mas surgiu uma oportunidade em sua vida e, Abraão mesmo sendo portador das promessas divinas e da comunhão com Deus, resolveu agir por conta própria e tomou Hagar, serva de sua esposa Sara, esperando que esta pudesse concretizar a promessa divina em sua vida e assim, teve Ismael, com 86 anos.



Após esta “ajudinha” de Abraão à Deus, imagino como estava Abraão feliz e certo de que a sua semente estava a crescer, mas Abraão teve que experimentar o silêncio de Deus por aproximadamente 13 anos. Você consegue compreender, que Deus fará acontecer as coisas em tua vida, no tempo determinado por Ele, e não se precipite, pois em alguns casos, o desejo precipitado nos faz perder, como caso de Saul, quando ofereceu sacrifício e não esperou Samuel, quando não, retardar a benção, como o acontecido com Abraão.



Querido leitor observe que o período de silêncio na vida de Abraão, foi exclusivamente porque ele não seguia o Senhor corretamente, não andava perfeitamente à vista de Deus. Aqueles treze anos silenciosos foram uma disciplina muito profunda para Abraão.







Ao completar Abraão a idade de 99 anos, Deus apareceu a ele e lhe falou novamente: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Anda na Minha presença, e sê perfeito”. Ou seja, Abraão já andava na presença Dele, mas ainda não era perfeito, precisamos nós também não só andarmos na presença de Deus, mas também nos esforçarmos em sermos perfeitos à sua vista.



Querido leitor você pode imaginar o pensamento de Deus sobre a vida de Abraão, Deus queria a perfeição na vida Abraão e o mesmo Deus, quer que esta perfeição ocorra em nossas vidas hoje.



Quero lembrar a você, querido leitor que, você por si só, jamais conseguirás ser perfeito, jamais alçarás sozinho esta tão almejada perfeição, mas por intermédio de Jesus Cristo você conseguirá sim ser perfeito aos olhos do Pai, mas somente com a ajuda exclusiva e na dependência total do Mestre Jesus, o qual fará a mediação sua para o Pai das Luzes, o qual é perfeito e no qual não ocorre variação alguma. E Deus disse a Abraão “anda na minha presença e sê perfeito”.



O apóstolo Paulo, na carta aos Colossenses 3.14, nos afirma que, o amor é o vínculo da perfeição, e Jesus ratificou os mandamentos qual são expostos aqui: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, então ao amarmos a Deus, andarmos na presença Dele, refletiremos assim, o seu caráter em o nosso viver, sendo então perfeito aos olhos do Pai, pois estaremos fazendo a Sua vontade.



Quero trazer à memória, a história de Davi, qual era um homem segundo o próprio coração de Deus. Mas, Davi sabemos que foi imperfeito, pecador, mas tinha uma virtude era sincero, observemos o que o salmista disse no salmos 37.7: “Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz”.



Querido leitor quero te lembrar que a perfeição é obra de Deus, Ele faz o homem perfeito por intermédio de Jesus Cristo, o qual nos justifica, para que o seu nome seja glorificado, Jesus disse: “Sede vós, pois, perfeitos como o seu Pai que está no céu é perfeito” Mateus 5:48.



Se você tem dificuldade em ser perfeito, peça a Deus para ajudá-lo nesta batalha, pois assim conseguirás obter o caráter Dele em sua vida, pois Ele é perfeito e ao nos esforçarmos para sermos imitadores Dele, alçaremos então a perfeição cristã e assim o nome do Senhor Jesus será glorificado em o nosso viver.



Que o grande e imutável Deus continue a falar poderosamente em os nossos corações.



No amor do Pai,



William Pessôa.

Um comentário:

  1. Caro irmão, quando escrito está que:"... apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito."(Gênesis 17.1) Isto remete a causa e efeito. A única forma da imperfeição humana ser solucionada é através da obediência à Deus. Logo, quem tem obediência à ELE, será perfeito. Esta é a condição: OBEDIÊNCIA. O "e sê" é consequencia e não condição. PAZ E GRAÇA DA PARTE DO NOSSO SENHOR E SALVADOR.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!