12 de fevereiro de 2011

As principais decisões na vida cristã

As principais decisões na vida cristã



Hebreus 11.23-27



Estes versículos resumem a vida de Moisés e revelam as decisões tomadas por ele que são fundamentais para qualquer ser humano, que você possa fazer uma análise pessoal de forma íntima e refletir profundamente aplicando-a ao seu viver diário, são coisas simples, mas que, temos certa dificuldade em colocar em prática, mas Cristo te auxilia neste processo, pois Ele deseja que você cresça na Graça e Conhecimento:





1. Tenho que definir minha IDENTIDADE



“Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó...”(Hb 11.24) Você tem aceito ser chamado de Cristão? Ou apenas, tens professado uma certa simpatia, estás devidamente comprometido, ou apenas envolvido? Reflita, em sua conduta, na sua apresentação para com a sociedade, não se esqueça, eles sabem quem você é, podes até mascarar, mas estás marcado com o sangue de Cristo e mesmo que andes longe dos caminhos do Senhor, ainda levará consigo o sinal, que serás diferente, por mais que endureças o seu coração, para ouvir a voz do Mestre! Vais relutar até quando? Até quando você aceitará ser chamado de socialmente correto, não sendo mais chamado de protestante, mas de Gospel plus, que estás sempre envolvido na sociedade, em suas festas, em suas orgias, em seus prazeres efêmeros, ei, não digo que você deve se afastar por completo, a santificação ela é pessoal e você por onde tens andado, quais limites tens explorado, mas mesmo lá estando, sejas uma pessoa disposta a fazer a diferença, a ser reconhecido como Cristão, que mesmo que lhe faltem palavras, o seu testemunho de vida e conduta social, possam falar por você. Como tem sido a sua conduta pessoal? Uma forma de evangelizar ou de escandalizar, as pessoas à sua volta?



A nossa identidade está em Cristo. Somos verdadeiros cristãos e, por isso, temos que refletir a imagem Dele em nossas vidas, como um espelho. Ele ainda reflete em você? Ilustração: Alexandre, o grande e o soldado desalinhado: “Mude de nome ou mude de vida” São Tiago, foi mais profundo, ao afirmar, seja o vosso falar, o vosso viver sim, sim, ou não, não, nós jamais conseguiremos chegar aos céus com meia verdade, através do jeitinho, lá não haverá mais jeitinho brasileiro, apadrinhamento, tampouco, haverá cambistas que lhe fornecerão os passes, ingressos, para desfrutar as belezas celestes. Se você realmente ama a Cristo, aprenda ser alcunhado de Cristão, e ter este nome gravado em nossas vidas, quer dizer renúncia, desprezo, incompreensão, ridicularização e até perseguição. Nunca se esqueça a nossa amizade com Deus é inimizade com o mundo, nunca seremos amigos das trevas, pois somos luzes, alimentadas pelo Espírito, você compreende? Porque ainda tentas obter esta amizade, que inimizade para com Deus?











2. Tenho que determinar minhas PRIORIDADES



“Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.” (Hb 11.26). Abaixo te apresentarei dois sistemas de valores, o do mundo e o utilizado por Moisés, veja em qual deles, você está a se enquadrar.

O sistema de valores do mundo:

- Poder e prestígio (v.24)

- Prazer (v.25)

- Possessões, riquezas (v.26)

Os valores de Moisés:

- O Propósito de Deus tem mais valor do que popularidade (v.24)

- O Povo de Deus tem maior valor do que prazeres (v.25)

- A Paz de Deus tem mais valor do que possessões (v.26)



Como afirmou o apóstolo Paulo “considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas” (Fp 3.8)



Te pergunto agora, com a ousadia outorgada pelo Espírito Santo, o que tem maior valor em sua vida? Deus ou a sua popularidade? Os prazeres mundanos ou o Povo de Deus? As riquezas, as finanças, o dinheiro ou a verdadeira paz com Deus? Não! Não precisas me responder, quero que você responda internamente, você e Deus, Ele ainda fala ao seu coração, pois Te ama!





3. Tenho que aceitar minha RESPONSABILIDADE



“Preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo” (Hb 11.25)

Como você tem aceitado como esta responsabilidade? Preferes ser maltratado ou preferes desfrutar os prazeres carnais e mundanos durante algum tempo? Quero te trazer à memória aquilo nos traz esperança, que possas rejeitas o prazer mundano, corrupto e efêmero, para desfrutar de um prazer, uma paz indizível que só o Senhor Jesus pode nos ofertar e esta oferta é de forma gratuita. Já o salário do pecado, você sabe, mas te relembro aqui, é a morte, portanto, cuidado! Deus te orienta para que sejas vitorioso em suas decisões, por isso traz esta mensagem ao seu coração.



Hoje é comum a transferência de responsabilidades: desde pais que fogem de educar os seus filhos, até políticos que se escusam da tarefa concedida pelo povo. Mas que você não se escuse desta responsabilidade de sofrer por amor ao Mestre, Ele que sofreu tanto, que deu a própria vida por amor a nós, para que Nele fossemos salvos, libertos de todo o mal e pecado, outrora imposto a nós. A Rainha Ester soube usar no mento exato a oportunidade que levou a responsabilidade de salvar o seu povo do genocídio. Como você tem usado a oportunidade que aparece em sua vida? As tens repassado para o ministério? Para o Pastor? É com você, que Deus tem compromisso!



Aproveite a oportunidade você também e, Deus o honrará e a seu povo também, então, tenhas coragem, fé que Deus implanta e aumenta em seu ser neste momento e, sejas um instrumento usado por Deus para abençoar vidas.





4. Tenho que escolher minha AUTORIDADE

“Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou porque via aquele que é invisível” (Hb 11.27)

Moisés decidiu que a autoridade suprema sobre a sua vida não seria a do Faraó, mas sim a do Senhor Deus, Todo-Poderoso. A que você serve? A Deus ou ao dinheiro? Ao Trabalho? À Família? Saiba meu querido olhar verdadeiramente para o Cristo ressuscitado, para o Cristo glorificado, deixe de lado as bênçãos, os manjares, prefira ficar sempre com o Abençoador! Nem que para isso, tenhas que pelejar contra a ira dos poderosos, daqueles que muitas vezes até tememos devido às nossas necessidades diárias, mas Deus que nos Chama, Ele nos supre, confie Nele e serás feliz!



Como afirmou Josué “Escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” (Js 24.15)





Conclusão: A águia criada como galinha se acostumou a viver em um canto reduzido de terra, comer um só tipo de comida e nunca voar até que alguém descobriu a sua identidade e a jogou do penhasco forçando-a voar e voar alto alcançando alturas elevadas.



Como Moisés, precisamos descobrir a nossa identidade espiritual e voar as alturas celestiais planejadas por Deus, deixar a dimensão material, efêmera e ilusória desse mundo e adentrar a esfera do sobrenatural, do maravilhoso, do eterno e principalmente da majestosa Presença do Deus Vivo!



Tenha coragem, assuma a sua identidade de cristão verdadeiro e comprometido, defina as suas prioridades, aceites a sua responsabilidade e use a autoridade concedida pelo Espírito Santo em sua vida e verás quão grandes coisas o Senhor fará por você.



Que o Senhor Jesus continue a falar poderosamente em os nossos corações,



No amor do Pai,



William Pessôa





adaptado do sermão As decisões primordiais na vida do Cristão pelo Pr. Gelson Magalhães

(inspirado em texto do Rick Warren)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!