19 de fevereiro de 2011

Você está usando a roupa certa para o casamento?

Você está usando a roupa certa para o casamento?


Queridos observemos o texto em Mateus 22.11-12, que nos diz: “Entrando, porém , o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não usava a veste, roupa nupcial e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem a roupa nupcial? E ele emudeceu”.

Observemos que a bondade do Senhor é estendida a todos os homens nesta parábola, e antes de adentrarmos melhor ao assunto abordado, notemos que mesmo sem a veste nupcial, o rei ainda chama o desconhecido convidado de amigo.

Chama de amigo um desconhecido, que mesmo recebendo o convite, que prontamente atendeu, não sabemos se de forma voluntário ou movido por uma mera emoção, de preencher o seu ego, para apenas entrar no palácio e saborear as delícias da mesa do rei, sentir-se importante.

Mas este convidado não atentou para o detalhe, vejamos que ele se esforçou, abriu mão de seus afazeres, investiu o seu tempo para estar na festa do rei, imaginemos uma festa de casamento em um palácio e ainda mais, sendo um casamento da família real, você consegue imaginar o luxo, o investimento, a beleza do lugar, a fineza, a delicadeza estampada seja na ornamentação, como até nos serviçais?

Mas o convidado emocionado, preocupado quem sabe, apenas em adentrar no palácio, em comer das delícias da mesa do rei, acabou se esquecendo da vestimenta obrigatória para a festividade. Observemos com atenção que este o foi provavelmente de forma voluntária, espontânea, era atencioso, mas não diligente e prudente ao seguir as instruções para participar do evento.

Este convidado se contentou apenas com o convite ganho para participar do banquete real, espero amigo leitor que você possa compreender a profundidade desta mensagem, quantas pessoas reconhecem o Senhor Jesus como sendo o seu único e suficiente Salvador e dão pro satisfeitas, não se esforçam para obter o traje, a vestimenta real para ser usada nas bodas nupciais .

Não nos esqueçamos que, ao aceitarmos o convite que é feito pelo rei á toda humanidade, a maioria não responde, não aceita, recusam, e alguns que aceitam, aceitam por aceitar, não diligenciam, para apresentar-se ao rei, uma oportunidade riquíssima e de suma importância para qualquer súdito real.

O convidado emudeceu à pergunta do rei, pois na presença do rei, todos tremem e temem, na vida espiritual onde se manifesta a presença, a glória de Deus, manifesta também a sua justiça, o seu poder, por isso, diante do poderio do rei, o convidado emudeceu. Veja que o convidado emudeceu.

Foi convidado, reafirmo novamente, porém esqueceu-se tão somente da veste necessária para participar do banquete, o que nos faz refletir que a nossas vestes da salvação eterna, a qual usaremos na presença de Deus, nos são dadas por intermédio de Cristo Jesus, que é o nosso mediador para com o Pai.

Não adianta, termos boa vontade, praticarmos boas ações, sermos voluntários, realizarmos ações sociais para com o próximo, se verdadeiramente, não o fizermos sob a atenção cuidadosa do convite, que é extensivo à todos.

Certo pregador, atribuiu o traje da festa como sendo o descrito por Paulo, na sua recomendação na carta à Timóteo, capítulo 1, versículo 5, que afirmava que o amor precede de um coração puro, de consciência boa e de fé sem hipocrisia, ou seja, o traje da festa, a vestimenta obrigatória a todos é o amor.

Então temos em mente que o convidado, estava no lugar certo, na hora certa, porém sem a intenção de amor ao rei, a verdadeira intenção do convidado ao participar do banquete era apenas de preencher o seu ego de ver e ser visto pelos demais, mas em nenhum momento com todo o seu cuidado e preocupação para participar do evento, esqueceu que para lá estar deveria amar o rei, e esquecendo-se também que o rei sonda os nossos corações.

Paulo na sua primeira carta aos irmãos ali em Corinto, no capítulo 13, durante todo o capítulo ele fala sobre a importância do uso desta vestimenta, o amor na vida do convidado real, tanto que Paulo encerra o capítulo, dizendo que, na permanência da fé, da esperança e do amor, a maior permanência que devemos ter é a do amor ao rei, então querido leitor, continue amando ao rei, acima de todas as coisas, acima da crença, que é a fé, acima da esperança, do sonho, o ame por aquilo que Ele é, por todas as coisas, mas todas e sobre todas as coisas devemos amá-lo de coração. O que ocorre na realidade é que a maioria dos convidados, amam ao rei “SOB” todas as coisas, por isso perdem as vestimenta, o traje que é essencial para participar do banquete real.

Vejamos que o rei bondoso e justo, ainda chamou o convidado de amigo, ou seja, não fez distinção alguma deste para com os demais, mas na presença do rei, todos tremem, e o convidado tremeu e emudeceu, diz a Palavra, pois, foi manifesta a sua justiça na vida daquele convidado, que justificativa alguma pode apresentar ao rei.

Que convite simples fora feito àquelas pessoas, para que usassem como vestimenta apenas o amor ao rei e este amor ao rei era dado por uma veste real, que são as veste de salvação lavadas e purificados no sangue do cordeiro, que Jesus nos dá conforme vemos relatada na Bíblia Sagrada.

Mas infelizmente alguns que se deixam levar pelas concupiscências da vida, acabam por ceder aos desejos carnais e vão participar sem exercitar o amor ao rei, ao noivo, querem apenas banquetear-se festejar-se, sem se alegrar com o rei, sem se comprometer com a festividade, querem apenas estar envolvidos, no meio, para satisfação pessoal própria, encher o seu ego, não para realmente ser participante da festa real que fora convidado, mesmo sem merecer, sem o rei o conhecer, mas mesmo assim, o rei de bom grado mandou que buscassem e trouxessem à sua presença.

Mas muitos acomodam-se em suas situações de miseráveis, angustiados fazendo disto um estilo de vida, que até recebem o convite do rei, atendem, mas não reconhecem o amor do rei por estes, que acham que são merecedores do reconhecimento do rei, não atentando para agradecê-lo como realmente deve ser agradecido, amando-o acima de todas as coisas.

O convidado agradeceu por ser participante do banquete real, mas não por estar na presença do rei, desfrutar da companhia do rei, da intimidade do rei, sim, pois sentaria junto à mesa do rei, você compreende o nível a que foi colocado o convidado?

Mas mesmo assim este convidado não usou desta recomendação, qual fora ratificada por Jesus acerca dos mandamentos dados por Deus à Moisés para serem entregues ao povo israelita: Amar à Deus acima de todas as coisas e com todo o teu coração e ao próximo como a ti mesmo.

Este era o traje necessário para ser participante do banquete real, o amor ao rei, como você tem amado ao Rei? De todo o teu coração, com todas as tuas forças, com todo o teu entendimento, com todo o seu sentimento e alma? Ou o tens amado apenas pelas bênçãos? Reveja sua maneira de agir para com o convite, para com o chamado efetuado pelo rei, diretamente à sua vida.

O chamado do rei é pessoal, tanto que a pergunta foi feita diretamente pelo rei ao convidado. Que Deus, o nosso eterno rei imutável, use de misericórdia para com a sua vida, concedendo-lhe a oportunidade de rever os seus conceitos pessoais e, sua conduta para com o convite, para com o chamado real que foi gratuitamente ofertado a você. Não se esqueça você também é um convidado!

O casamento já está marcado, a hora, o dia eu não sei te informar, mas você assim como aconteceu comigo, também já tens recebido o convite, portanto, não se esqueça do traje que é essencial para a festa real. A vestimenta Cristo, que é o nosso noivo, isto já nos deu, que são as vestes da salvação e, se estamos em verdadeiramente em Cristo, Cristo é a vida e, Cristo é o amor, então por semelhança, seguindo a recomendação de Paulo para sermos imitadores de Cristo, o amor de Cristo brotará em os nossos corações e assim conseguiremos com a ajuda divina de seu filho Jesus, temos o mesmo amor que Ele, Jesus, tem para com o rei eterno.

Que você querido leitor possas desfrutar também deste amor glorioso que o Senhor Jesus implanta em os nossos corações, concomitantemente com as vestes da salvação. Uma vez recebida as vestes da salvação, zele delas, pois assim o fazendo para que as mesmas não se sujem, você exercitará o amor à Jesus e ao Rei e isto transformará por completo o seu ser.

Que o Senhor Jesus continue a falar poderosamente ao seu coração.

No amor do Pai,



William Pessôa

2 comentários:

  1. olá wiliam
    Visitei o seu blog e fiquei muito feliz pelas mensagens que santificam, edificam, ensinam, enfim, contribuem para o nosso enlevo espiritual.
    Belas mensagens.
    Abraços, Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Alessandra, que Deus continue a abençoá-la sempre em seu viver, sua participação é importante, abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!