17 de fevereiro de 2011

Por onde tens andado?

Aonde fostes? Por onde andastes?



"Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve", 2 Rs 5.20-27



E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi?





Alguém já lhe perguntou por onde você andou e qual foi a sua resposta? Falastes a verdade, ou mentistes? Ocultastes a verdade?



O homem por sua natureza corrompida, em sua maioria, ao responder às indagações, principalmente quando se tem descumprido uma ordem, infringido alguma norma seja esta moral, social ou mesmo religiosa, tenta se defender e, nesta defesa, acaba por mentir, é quando acaba por consumar e pactuar com o ato praticado.



Imaginemos uma pessoa envolvida na casa do Senhor, vivendo na companhia santificada de Elizeu, quantos milagres, sinais, porém, mesmo assim, não desenvolveu a sua espiritualidade para com Deus, ou seja, não se converteu de verdade, apenas era fascinado pelo poder divino operado através da vida do profeta.



A mente de Geazi estava aprisionada nas coisas terrenas, vejamos o que o apóstolo Paulo recomenda ao jovem Timóteo no capítulo 6, versículos 9-10, que nos diz: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concuspiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.





Vejam queridos, o resultado daquele que ama o dinheiro, e se deixa levar pelas paixões, desejos terrenos e carnais, caem em ciladas, tentação, e acabam se desviando da fé a como resultado ainda ficam atormentados com muitas dores, vejam não são poucas as dores da atormentação causada pelo apego ao dinheiro, por negligenciar a fé e se desviar dela.



Em que você tem se aprisionado em Cristo? Ou estás ainda aprisionado às coisas terrenas? Deus traz este texto à sua reflexão para que possas refletir e repensar o seu modo de viver e conduzir o seu viver. Quando reconhecemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, nos entregamos à ele e, esta entrega deve ser por completo, passamos a ser prisioneiros de Cristo, vivendo uma vida de liberdade cristã. Você compreende?



A cobiça inflamada em nossos corações, nos leva a tomarmos decisões que trazem graves conseqüências em o nosso viver. Vejamos que com Geazi, ele colocou o desejo de ter posses acima, da companhia do homem de Deus, que era um instrumento do abençoador para abençoar vidas, mas ele, Geazi, não se contentou com tal feito, era pouco, queria mais, queria ter posses.



Você está insatisfeito com Cristo? Talvez você esteja triste por Deus abençoar algum pecador, algum miserável, e você há tanto tempo vem pedindo, buscando e não recebe, ficas então entristecido, você até se lamenta por passar tempo maior na igreja, buscando a benção.



Quero te lembrar que nós não somos merecedores de nada, somos pecadores por natureza, e pela graça de Deus por intermérdio de seu filho Jesus, fomo salvos, alcançados e agraciados, pela Sua Graça, que é um favor imerecido, e nos esquecemos disto tão facilmente.



E mais, digo à você que, se estás a buscar a benção, estás a perder o seu tempo, escolhas ficar ao lado do abençoador, pois de nada terás falta, mas quando tiramos os nossos olhos do abençoador e, passamos a olhar mais para as bênçãos, ai, somos iludidos pelos desejos carnais, onde a tentação vem e a queda é inevitável.





Mas Deus traz esta mensagem ao seu coração, para que você não venha a cair como o aconteceu com Geazi, homem acostumado a ver o agir divino em meio ao povo, mas vivia na carona do profeta, jamais tinha buscado ele próprio uma experiência pessoal com Deus, tenho certeza de que Geazi buscasse a Deus de coração, receberia não somente os dois talentos e das duas vestes, mas receberia muito mais que tão ilusórios presentes.



Querido leitor, Deus quer ter com você uma experiência íntima e particular, Ele quer que você saia da carona, desenvolva para com Ele uma amizade maior, Ele quer te ouvir, quer saciar os seus desejos, te dar a paz que tanto almejas, quer te fazer um vencedor em o nome de Jesus e assim, Ele ser glorificado em seu viver.



Não vá atrás de recompensa humana, pois é ilusão, sei que passas por dificuldades, tristezas, o Senhor Jesus também sabe do seu viver, Ele te vê, mas Ele quer que você confesse para Ele as suas angústias, onde Ele ao Seu tempo as suprirá e você compreenderá e esperará o agir Dele em seu viver.



Já tens o exemplo de Geazi, que não se contentou com o milagre operado na vida de Naamã, passou a olhar para os presentes que trouxera para o profeta, ou seja, cobiçou o que era do seu próximo, passou a alimentar este desejo sedutor de ganância. Você mesmo com este exemplo ainda queres ir atrás da glória humana, da recompensa humana? Já não é suficiente ter em sua vida o Abençoador eterno? Ou O trocarás pelas bênçãos terrenas?



Geazi ficou tão cego que ao sair para consumar o seu desejo pecaminoso, sim, pois passara a cobiçar aquilo que não era pra si, ainda levou mais dois consigo em sua caminhada de perdição, que juntos mentiram para Naamã, após cegado pelo “poder” temporal que aqueles presentes o deram, que tão logo pode, além de mentir, disse que os presentes eram para os moços que com ele estavam.



Mas Geazi, cego pelo pecado e com os olhos ofuscado pelo desejo consumado do pecado, seguiu os moços e adiante, tomou das mãos daqueles moços os talentos e as vestes, escondendo-os em casa, quando retornou ao profeta, como se nada houvesse acontecido.



Quantas vezes, não acontece o mesmo conosco? Pecamos, escondemos o nosso pecado e voltamos para a Casa de Deus como se nada houvesse acontecido? Tipo você faz a faxina na casa e ajunta embaixo do tapete a sujeira, achando que conseguirás esconder, poderás até esconder, camuflar, mas não por muito tempo, pois não há nada que não seja revelado diz o Senhor pela Sagrada Escritura, quererás ainda esconder o pecado, o seu desejo pecaminoso do Senhor? Você consegue esconder de sua família, de seu esposo, de seu pastor, de seus irmãos, mas não se esqueça de Deus você jamais conseguirás esconder, por mais que você tente, não conseguirás? Pois Deus é santo e os Seus olhos estão abertos e atentos em todo o nosso proceder. Reflita nisto.



Geazi volta para o seu senhor, para o auxiliar no ofício profético, quando então o homem de Deus, o pergunta: Donde vens Geazi? Já te fizeram esta pergunta? Já te perguntaram aonde foi? O que você fez? Qual foi a sua resposta? Você foi sincero ou apenas agiu como Geazi e mentiu ao dar a resposta, tentando acobertar ainda mais o pecado antes cometido, Geazi sequer raciocinava, pois o pecado cega o homem, pois como gastaria os talentos e onde usaria aquelas vestes festivas que eram diferentes por completo do seu estilo de vida social, os talentos de prata fugiam à sua conduta social e econômica, ao fazer uso dos objetos, despertaria a atenção pois passaria a demonstrar um hábito de vida que não era o seu. O que você tem escondido? Aonde estás pensando em fazer uso daqueles objetos? Que lucro ou proveito pensas em ter? Tú sabes a origem daquelas coisas? Não adianta ofertar, dizimar, contribuir, pra tentar acobertar, não! Não será santificado em nada, você está sendo conivente também com o erro de outrem, saia já desta situação e não cometa o mesmo erro de Geazi, confesse e deixe pra que possas alcançar misericórdia do Senhor, pois Ele, o Senhor ainda fala aos nossos corações.



Geazi cego pelo pecado e pelo prazer passageiro que o mundo corruptível oferece ao homem carnal, respondeu friamente ao seu senhor, o homem de Deus, que não havia ido à lugar algum, imagino a sua frieza o dar esta resposta, mas esquecera Geazi, da intimidade do homem de Deus, para com o Todo-Poderoso, que nos avisa, nos dá o espírito de discernimento e nos esclarece as coisas obscuras, e prontamente respondeu àquele cego e idólatra Geazi, revelando a hipocrisia alimentada por Geazi, junto ao homem de Deus.



Porque você está querendo voltar no passado pra tirar proveito, deixe o que passou, passou, continue em frente pois Deus tem o melhor reservado para a sua vida, não vá buscar aquilo que não é seu, pois trarás maldição à sua vida e dos seus.



Veja você que a lepra, que simboliza o pecado, que outrora estava sobre a vida de Naamã, passou imediatamente, após as palavras do homem de Deus, para a vida de Geazi e de sua família. Ei, querido leitor, Deus te dá o escape, te dá o alívio, te dá uma oportunidade, para que possas refletir no que estás a fazer, reveja os seus conceitos, sua intimidade com Deus, sua relação para com os que estão à sua volta, reveja os seus conceitos morais, sociais e espirituais e assim sendo verás a misericórdia do Senhor descendo sobre ti, aproveite que a porta da Graça está escancarada diante de você, não perca a oportunidade, a hora é chegada, este é o moento. Converse com Deus ai agora, fale pra Ele, pois Ele está a te ouvir e com o bálsamo de Gileade pronto a derramar sobre a sua vida curando as suas feridas existenciais, criar um calo de reparação neste seu pecado que está querendo te atrofiar, podendo levar até mesmo não somente à morte física, mas também à morte espiritual. Que o Senhor Jesus conceda a você esta oportunidade de arrependimento.





No Amor de Cristo,





William Pessôa

2 comentários:

  1. Como é bom poder ter acesso a tão belas mensagens, que a cada dia vai se tornando uma fonte salutar.
    Louvo ao Senhor Jesus por sua vida mocinhoooo!!! Fica na Paz... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus a abençoe, obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!