19 de fevereiro de 2011

Em tempos adversos, o Senhor sempre levanta pessoas para nos ajudar!

Em tempos adversos, o Senhor sempre levanta pessoas para nos ajudar!



“Também Barzilai, o gileadita, desceu de Rogelim e passou com o rei o Jordão, para o acompanhar até ao outro lado. Era Barzilai mui velho, da idade de oitenta anos” (2Sm 19.31-32ª).

Queridos, em momentos de aflição, em momentos de necessidade, Deus sempre coloca ao nosso lado, auxiliadores para nos ajudar na caminhada, ajudar na peleja, quantas vezes você já não desfrutou da companhia, do auxílio destas pessoas? Saiba sempre que estas foram colocadas por Deus em sua vida! Relembre e comece a glorificar o Senhor, pois grandes coisas, grandes livramentos e auxílios tem operado em nossas vidas.

Barzilai, era um homem idoso, experiente na vida, uma pessoa sensata, de caráter ilibado, muito rica e, de bom coração, pois vimos em 2Sm.17.27-29, quando este, mais alguns supriram a necessidade do rei e do povo que com ele estava, dando-lhes guarida e alimentação.

Agora mais uma vez, o Senhor levanta a Barzilai, para ajudar Davi, em sua necessidade, na rebelião de seu filho Absalão. Simboliza Barzilai as pessoas corajosas, que nos momentos adversos, complicados de nossas vidas, Deus levanta para nos auxiliar.

Vejamos que Barzilai, assim como aqueles que o Senhor usa para nos ajudar, não são necessariamente de nossa mesma família, igreja, ou convívio social, observemos que Barzilar embora fosse rico e tivesse todas as qualidades, era era morador de Gileade, que era um lugar rochoso, já Davi embora estivesse em meio à peleja, era acostumado ao pastoreio de ovelhas, a trabalhar no campo, nas planícies, você consegue compreender?

Muitas vezes Deus usa, envia pessoas para nos auxiliar em nossa caminhada e nós continuamos a fazer discriminação em relação àquela determinada pessoa, pois queremos que seja da nossa maneira, mas precisamos a cada dia mais, passarmos a viver sob a total dependência do Senhor Deus, e como isto é difícil, se você também tem esta dificuldade não se assuste, passo por isto muitas vezes, e só me apercebo quando Deus nos alerta e passamos a enxergar com os olhos espirituais.

No caso específico de Davi, Deus usou não um rei para ajudá-lo, tampouco, algum sacerdote ou mesmo profeta, nesta ocasião específica, mas usou uma pessoa com uma formação totalmente adversa á de Davi, então não se assuste se em sua adversidade Deus colocar alguém que aos seus olhos não tenha condições alguma de te auxiliar, apenas confie no Senhor e conseguirás então descansar em paz.

Uma coisa interessante a ser retratada, é que Barzilai, o gileadita, era morador de Rogelim, que tem o significado este lugar, como sendo lugar da calúnias, e teve este ainda que descer, para ajudar a Davi, você consegue compreender a contextulização deste versículo? Ou seja, Deus usará alguém ferido, caluniado, que aos seus olhos não tem expectativa alguma para ânimo maior em sua adversidade, mas estas mesmo machucadas, Deus as faz descerem até o lugar aonde você se encontre, para o fim específico de te ajudar, te abençoar.

Barzilai, um homem idoso, rude do campo, acostumado viver nas regiões rochosas, afastadas, no lugar da calúnia, imaginemos como este homem era experimentado na vida, uma experiência totalmente adversa à de Davi, mas Barzilai simboliza as pessoas que Deus coloca em sua vida, que não te abandonarão, mesmo com a sua idade avançada e com as marcas da idade demonstrada em seu corpo físico e cansado, mas mesmo assim não mediu esforços e acompanhou o rei, até este passar o Jordão, quando então estaria o rei em paz e segurança, você entende? Deus colocará você em companhia de companheiros de oração, de luta, de jornada, até você passar esta dificuldade ora vivenciada, descanse pois passarás o Jordão e não passarás sozinho, terás companhia de homens de Deus, que Ele ordena que te ajudem.

Barzilai embora fosse homem mui rico, já avançado na idade, poderia ter ido com o rei Davi descansar e aceitar os presentes do Rei, mas Barzilai, demonstra o verdadeiro homem de Deus, que Ele coloca em sua caminhada, pessoas humildes, tementes a Deus, na dependência e obediência do Mestre, mas o que nos prende a atenção é que Barzilai, era homem generoso, entendia que fora chamado para abençoar vidas e não apenas para ser abençoado, ou seja, representa o verdadeiro cristão comprometido com o Reino celestial.

Sabia que a sua missão era apenas de seguir o Rei até aquele determinado lugar, não recusou as suas origens, preferindo não ir para o palácio, com isso, vemos a submissão de Barzilai à Deus, onde compreendia o seu chamado, as limitações de talentos e dons, de seu ministério, dando por alegre e finalizado por ter abençoado a Davi, isto o fez por mera liberalidade, com alegria e voluntariedade, você consegue compreender?

Deus colocará em sua vida um Barzilai, para te ajudar e te abençoar, sem nada em troca querer, pois este reconhece a sua missão e cumpre estritamente tão somente aquilo que fora ordenado para fazer, que é a missão de te ajudar, como companheiro de oração, companheiro de batalha, companheiro de mantença financeira, enfim, Deus levantará sempre um Barzilai, gileadita, de Rogelim, para te ajudar.

Que o Senhor Deus te faça compreender e enxergar os Barzilais que Ele coloca em sua vida, na caminhada cristã, enquanto peregrinarmos nesta terra, até adentrarmos no repouso eterno dos santos.

Fiquemos todos no amor do Pai,

William Pessôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!