19 de fevereiro de 2011

As três fases da vida humana

As três fases da vida humana


Efésios 2.1-5 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos.

Primeira fase da vida humana

Andávamos morto em nossos pecados e delitos, andávamos segundo o curso deste mundo corruptível, segundo às paixões carnais, satisfazendo os desejos vontades da carne, que foram herdados pela natureza adâmica e pecaminosa, desobedecendo à Deus, andando em obediência ao espírito do príncipe da potestade do ar, como verdadeiros filhos da ira.

No versículo 12 do mesmo capítulo acima apontado, observamos que andávamos sem Cristo e sem Deus, não tínhamos esperança alguma, éramos separados e estranhos à promessa divina.

Segunda fase da vida humana

Mas graças ao bom Deus, por intermédio de Seu filho, Cristo Jesus, nos conduziu para a segunda fase do homem cristão.

Cristo Jesus nos vivificou, nos deu vida, vida eterna, através de sua graça, que é um favor imerecido, ou seja, não merecíamos nada, mas mesmo assim, Ele, Jesus, nos amou com um amor incondicional, que deu a sua própria vida como sinal de gratidão a nós.

Passamos a não mais sermos filhos da ira, mas sim, passamos a ser chamados de filhos de Deus, conforme preceituado em Romanos 8.15, onde nos afirma que recebemos o espírito de adoção, onde passamos a clamar: “Aba, Pai”, ou seja, paizinho querido, fomos adotados por meio de Cristo Jesus, nos tornamos herdeiros reais.

Jesus nos diz que aquele que ouve a Sua palavra e crê naquele que o enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo e passou da morte para a vida, isto relatado no evangelho de S. João 5.24, onde Jesus nos deu a vida e, vida eterna com Ele.

Terceira fase da vida humana

É que seremos semelhantes à ele, pois hoje ainda somos feitos à semelhança de Adão, veja em Gênesis 5.3, por isso, que devemos ser imitadores de Cristo, pois Nele fomos adotados, na primeira espístola de São João 1.3, nos afirma que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes à Ele e assim como Ele é o veremos.

E se passamos a ser filhos de Deus, pela adoção em Cristo Jesus, então por conseqüência, passamos também a sermos herdeiros do reino celestial, em Romanos 8.17, diz que somos herdeiros de Deus, coerdeiros com Cristo. Que possamos glorificar ao Senhor por tão boa dádiva á nos concedida de maneira imerecida, através da sua graça redentora.

Por conseguinte, após estas três fases, a que éramos, a que somos e a que seremos em Cristo Jesus, devemos nos esforçar sendo de maneira voluntária, como recomenda o apóstolo Paulo na carta aos Romanos 12.1, que em nossa dedicação à Deus, apresentamos o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável à Deus, que é o vosso culto racional.

Assim sendo, devemos também pensar se somos herdeiros, nas coisas lá do alto, e este pensar deve ser constante, conforme escrito está em Colossences 3.2. Por isso deveremos estar separados do mundo, não nos contaminando, pois somos templo e morada do Espírito Santo de Deus, devemos estar esperando ansiosamente de forma pronta e alegre por sua volta, pois não somos deste mundo, mas pertencemos à Cristo, Ele nos comprou, nos fazendo um povo eleitos Nele, zelosos e de boas obras.

Que o Senhor continue a falar poderosamente em os vossos corações, que possas compreender estas três fases na vida do homem.

No amor do Pai,

William Pessôa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!