21 de fevereiro de 2011

Um discípulo encorajador


Barnabé - Um discípulo encorajador atos 4.36-37

1 – Quando os discípulos estavam reunidos, perseguidos, despojados, sem recursos financeiros e acuados, ele vendeu tudo o que tinha e repartiu entre os seus irmãos de fé;

2 – Logo à frente, em atos capítulo 9.26-30 onde ele, Barnabé, encontra Saulo e o leva pela mão para Antioquia, mesmo sob a reserva e discriminação efetuada pelos outros cristãos, sobre o novo convertido “Saulo” e o apresenta como sendo o mais novo integrante e ativo missionário cristão, ou seja, foi um encorajador em meio à tribulação das perseguições, ele trouxe mais um ajudar que ele também o encorajara.

3- Já no capítulo 13. 1-3, Saiu à primeira viagem missionária com Paulo e vemos que a partir do versículo 43, já muda a posição não mais como Barnabé e Saulo, mas aparece como Paulo e Barnabé.



Queridos, nós verdadeiramente precisamos de discípulos, companheiros de oração, de caminhada cristã, que sejam encorajadores como foi Barnabé, aquele que em meio às dificuldades da vida, como a vivenciada pelos irmãos de fé, em meio às suas adversidades, às suas pesadas perseguições, é este o encorajador que se levanta sem temer, sem vacilar e se propõe a ajudar, a manter, a suprir as necessidades, sendo um voluntário na Obra e auxílio para a edificação dos necessitados. Deus sempre levanta servos encorajadores e com ânimo para prosseguirmos, com visão e estratégias espirituais para proclamar a Palavra do Reino.

Barnabé, foi este discípulo encorajador, te pergunto agora, como você tem se portado na casa de Deus, em meio à sua família cristã? Tens ajudado a suprir as necessidades, ou apenas dizendo que vai orar, quando tens a real possibilidade de suprir, suportar a dificuldade ora enfrentada? Tiago nos diz que, se temos condições de ajudar o nosso irmão e dissermos que, vamos orar e não suprirmos a necessidade daquele de nada terá valia a nossa oração, pois a fé sem obras é morta. Reflita como você tem agido perante os seus, perante aqueles que Deus tem colocado à sua volta.

Barnabé foi um discípulo que não queria aparecer, o que ele queria é fazer a vontade do Pai celestial, como você tem se portado dentro da igreja, do ministério, da sociedade, da família? Cristo tem aparecido em primeiro lugar ou você quer os holofotes da vida? Você tem se portado de maneira cristocêntrica, onde Cristo é o centro, ou de forma antropocêntrica, onde o homem, o seu eu, está sempre em evidência necessidade de reconhecimento, glórias e aplausos, reveja com cuidado.

O discípulo Barnabé, nós observamos no capítulo 13 do livro de Atos dos apóstolos, que estava ele, inserido juntos aos mestres e aos profetas da igreja reunida em Antioquia, mas Barnabé, visava o crescimento da Obra e não visava o seu engrandecimento pessoal. Quantos hoje em dia, visam o crescimento pessoal, em detrimento do crescimento do seu próximo, até sabemos, reconhecemos o chamado em vida daquele, mas o sufocamos, não damos a mão, a ajuda necessária, com medo de perdermos a posição, o destaque e até mesmo a popularidade.

Mas Barnabé, tinha visão e discernimento espiritual, que viu em Saulo algo que os outros não tinham visto, acreditou no ministério e chamado cristão na vida de Paulo, tanto que se arriscou, arriscou o seu ministério, a sua credibilidade junto aos irmãos ao trazê-lo para a igreja em Antioquia.

Onde Paulo passou a ensinar, passou a congregar e dar testemunho de fé e transformação realizada em sua vida. Foi quando o Espírito Santo separou a Barnabé e a Saulo, para realizarem a primeira viagem missionária.

Este discípulo encorajador, chamado Barnabé, vivia o autentico cristianismo e nos deixa uma grande lição a ser observada, que eu e você possamos tomar como exemplo este encorajamento que teve Barnabé, para em um momento difícil suprir as necessidades de seus irmãos e ainda mais, não só manter, mas colocar-se à disposição e trabalhar juntamente com os irmãos no ofício ora proposto, cumprindo assim, o chamado pessoal do Mestre Jesus a cada um de nós, que somos chamados de discípulos do Senhor.

Que o Senhor Jesus use de misericórdia e graça para com a sua vida, abrindo os seus olhos e ouvidos espirituais, dando a você a força, o ânimo que tanto necessita e a visão e discernimento espiritual, para que sejas verdadeiramente este discípulo encorajador, tornando-se mais um “Barnabé”.

No amor do Pai,



William Pessôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, agradeço a visita!!!!!!!